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Título: Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico
Autor(es): Barbosa, Arthur Gomes
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Monumentos históricos
Patrimônio cultural - proteção
Patrimônio histórico
Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Museus de arte
Arte contemporânea
Data de apresentação: 27-Jun-2018
Data de publicação: 3-Abr-2020
Referência: BARBOSA, Arthur Gomes. Entre concreto e luz: o MASP ressignificado como suporte artístico. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A pesquisa que aqui se apresenta teve como objeto o estudo das ressignificações dos monumentos históricos. Foi observado o uso destes monumentos como suportes de discursos e ideias ressignificados como novos suportes para manifestações efêmeras de arte contemporânea. Assim, escolheu-se como plataforma de observação o caso específico do Museu de Arte de São Paulo, o Masp. O monumento histórico, não intencional, tombado pela sua arquitetura, é reutilizado como um suporte para ações de vídeo arte, projeções. Nessa pesquisa defende-se que estas ações são capazes de ressignificar os sentidos primários da estrutura suporte, sendo também uma ação de retomada e atualização do monumento histórico. Tendo em vista os processos de tombamento e seus desdobramentos, este trabalho visa questionar a situação do tombamento quando tratamos do monumento no contexto contemporâneo, levando em consideração que o ato de tombar engessa os potenciais de retomada e pertencimento de um monumento.
Abstract: The research presented here had as its object the study of the re-significations of historical monuments. It was observed the use of these monuments as supports of speeches and ideas redefined as new supports for ephemeral manifestations of contemporary art. Thus, the specific case of the São Paulo Museum of Art, Masp, was chosen as the observation platform. This unintentional historical monument, recognized as cultural heritage because of its architecture, is reused as a support for video art projections. In this research, we argue that these actions are able to re-signify the primary meanings of the support structure, being also an action of resumption and update of the historical monument. Considering the process of recognizing cultural sites and its unfolding, this study aims to question such a recognition of monuments in the contemporary context, given that such an act freezes the possibilities of resumption and belonging of a monument.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.
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