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dc.contributor.advisorGomes, Ana Lúcia de Abreu-
dc.contributor.authorBarbosa, Arthur Gomes-
dc.identifier.citationBARBOSA, Arthur Gomes. Entre concreto e luz: o MASP ressignificado como suporte artístico. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa que aqui se apresenta teve como objeto o estudo das ressignificações dos monumentos históricos. Foi observado o uso destes monumentos como suportes de discursos e ideias ressignificados como novos suportes para manifestações efêmeras de arte contemporânea. Assim, escolheu-se como plataforma de observação o caso específico do Museu de Arte de São Paulo, o Masp. O monumento histórico, não intencional, tombado pela sua arquitetura, é reutilizado como um suporte para ações de vídeo arte, projeções. Nessa pesquisa defende-se que estas ações são capazes de ressignificar os sentidos primários da estrutura suporte, sendo também uma ação de retomada e atualização do monumento histórico. Tendo em vista os processos de tombamento e seus desdobramentos, este trabalho visa questionar a situação do tombamento quando tratamos do monumento no contexto contemporâneo, levando em consideração que o ato de tombar engessa os potenciais de retomada e pertencimento de um monumento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMonumentos históricospt_BR
dc.subject.keywordPatrimônio cultural - proteçãopt_BR
dc.subject.keywordPatrimônio históricopt_BR
dc.subject.keywordMuseu de Arte de São Paulo (MASP)pt_BR
dc.subject.keywordMuseus de artept_BR
dc.subject.keywordArte contemporâneapt_BR
dc.titleEntre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artísticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-03T18:10:09Z-
dc.date.available2020-04-03T18:10:09Z-
dc.date.submitted2018-06-27-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23594-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The research presented here had as its object the study of the re-significations of historical monuments. It was observed the use of these monuments as supports of speeches and ideas redefined as new supports for ephemeral manifestations of contemporary art. Thus, the specific case of the São Paulo Museum of Art, Masp, was chosen as the observation platform. This unintentional historical monument, recognized as cultural heritage because of its architecture, is reused as a support for video art projections. In this research, we argue that these actions are able to re-signify the primary meanings of the support structure, being also an action of resumption and update of the historical monument. Considering the process of recognizing cultural sites and its unfolding, this study aims to question such a recognition of monuments in the contemporary context, given that such an act freezes the possibilities of resumption and belonging of a monument.pt_BR
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