Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rengifo Herrera, Francisco José | - |
dc.contributor.author | Maia, Raquel Simão | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Raquel Simão. Desenvolvimento das significações de si em crianças em processo de transição no ensino fundamental. 2018. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento humano não ocorre através de um agregado de informações que vai sendo acumulada ao longo da vida, nem segue uma regra universal de níveis ou estágios aplicáveis a todos os indivíduos. Ele é, na verdade, um fenômeno sistêmico aberto no qual a novidade se cria constantemente. A presente pesquisa aborda o tema de transição escolar realizada do ensino fundamental um para o ensino fundamental dois, com foco sobre as significações que a criança tem sobre si, sobre o outro e sobre o contexto escolar. A pesquisa se baseia nas teorias da condição dual do individual, nos níveis de organização de experiências, no campo afetivo semiótico e na teoria do self dialógico. Por meio de observação naturalista em sala de aula e entrevista semiestruturada com crianças professores e responsáveis. Buscamos trazer à humanidade as experiências vivenciadas no cenário escolar respeitando a voz das crianças. A pesquisa expõe a importância de se buscar um olhar atento para as singularidades dos alunos e práticas pedagógicas que facilitem o processo educativo, de forma a potencializar a formação do indivíduo, promover um ensino gradual e continuo, contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, promover a autoestima e confiança em si mesmo para assim descaracterizar o cenário de medo e desconhecimento que rondam os alunos em todo começo e fim de ciclo. As informações que aqui serão relatadas, devem ser compreendidas de maneira holística, ou seja, dentro do contexto ao qual fazem parte. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade - educação | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento das significações de si em crianças em processo de transição no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-02T20:29:06Z | - |
dc.date.available | 2020-04-02T20:29:06Z | - |
dc.date.submitted | 2018-08-22 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/23580 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Human development does not occur through a bunch of information gathered through life; neither follows an universal rule of levels or stages applied to all individual. It is, in fact, a systemic phenomenon whereupon news are constantly being created. This research is about the scholar transition existent from primary to middle school, focusing in kids self-perception and also their perception about others and the all scholar context. The research is based in individual dual condition theory, at experience organization levels, in semiotic affective field and in dialogical self theory. Through naturalistic observation in classrooms and semi structured interviews with kids, teachers and family members. We intended to show humanity the experiences lived in scholar scenery respecting childrens voice. The research exposes the importance in keeping attention to students’ singularities and pedagogical practices that make educational process easier, in order to potentialize individual formation, promote a progressive continuous teaching, contribute to students’ autonomy development, promote self-esteem and self-trust so it is possible to mischaracterize the fear and acknowledgement scenery in which students are surrounded from beginning to cycle ending. The information here related must be comprehended in holistic view, within the context it is part of. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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