Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2358
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DeniseSoaresOliveira.pdf301,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sala de recursos : dificuldades e possibilidades de uma prática pedagógica lúdica na inclusão
Autor(es): Oliveira, Denise Soares
Orientador(es): Rodrigues, Francisco Neylon de Souza
Assunto: Educação especial
Atividades lúdicas
Cognição
Professores de educação especial - formação
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: OLIVEIRA, Denise Soares. Sala de recursos: dificuldades e possibilidades de uma prática pedagógica lúdica na inclusão. 2011. 59 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente projeto pretende verificar, através da Pesquisa Qualitativa Etnográfica de que forma são aplicados os jogos e brincadeiras na integração e desenvolvimento da aprendizagem de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, exercidas em Salas de Recursos, de escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Diretoria Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A pesquisa ocorreu através de observação das atividades promovidas por esta sala. A partir dos pressupostos teóricos do desenvolvimento cognitivo e social, que já provaram o valor da ludicidade na aprendizagem em classes comuns, a pesquisadora pretende, à luz desses estudos, verificar de que forma a ludicidade pode contribuir para o bom desempenho da aprendizagem dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais em sala de aula.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons