Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2358
Título: | Sala de recursos : dificuldades e possibilidades de uma prática pedagógica lúdica na inclusão |
Autor(es): | Oliveira, Denise Soares |
Orientador(es): | Rodrigues, Francisco Neylon de Souza |
Assunto: | Educação especial Atividades lúdicas Cognição Professores de educação especial - formação |
Data de apresentação: | 30-Abr-2011 |
Data de publicação: | 10-Jan-2012 |
Referência: | OLIVEIRA, Denise Soares. Sala de recursos: dificuldades e possibilidades de uma prática pedagógica lúdica na inclusão. 2011. 59 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente projeto pretende verificar, através da Pesquisa Qualitativa Etnográfica de que forma são aplicados os jogos e brincadeiras na integração e desenvolvimento da aprendizagem de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, exercidas em Salas de Recursos, de escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Diretoria Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A pesquisa ocorreu através de observação das atividades promovidas por esta sala. A partir dos pressupostos teóricos do desenvolvimento cognitivo e social, que já provaram o valor da ludicidade na aprendizagem em classes comuns, a pesquisadora pretende, à luz desses estudos, verificar de que forma a ludicidade pode contribuir para o bom desempenho da aprendizagem dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais em sala de aula. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2358 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons