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dc.contributor.advisorWatanabe, Graciella-
dc.contributor.authorDias, Diego Cecílio Miranda-
dc.identifier.citationDIAS, Diego Cecílio Miranda. As concepções dos professores e futuros professores acerca do papel da experimentação nos anos iniciais: desafios e potencialidades. 2017. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho final de curso é levantar a discussão a respeito da importância que é dada às disciplinas experimentais de conhecimento específico, nas séries iniciais da educação básica. Nessa pesquisa o foco foi o Ensino de Ciências com o intuito de analisar a importância de se aplicar ou não experimentos científicos nas aulas dos anos iniciais. O estudo pretende verificar se os pesquisados consideravam necessária a aplicação de atividades experimentais para melhorar o processo de ensino aprendizagem de seus educandos, ou futuros educandos. A pesquisa foi aplicada através de um questionário destinado a professores já atuantes da Secretaria de Educação do Distrito Federal e para alunos do curso de licenciatura em Pedagogia da universidade de Brasília. Os resultados apontam que professores e futuros professores possuem percepções bastante próximas acerca da relevância dessa metodologia de ensino para a formação dos alunos dos anos iniciais. Em especial, trazendo reflexões sobre dificuldades na formação inicial desses profissionais e as demandas da prática cotidiana para a implementação de tais atividades nas salas de aula de ciências.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensino - ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleAs concepções dos professores e futuros professores acerca do papel da experimentação nos anos iniciais : desafios e potencialidadespt_BR
dc.title.alternativeThe conceptions of teachers and future teachers about the experimentantion role in early years : challenges and potentialitiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-02T20:20:02Z-
dc.date.available2020-04-02T20:20:02Z-
dc.date.submitted2017-12-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23579-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The objective of this final course work is to raise the discussion about the importance given to the experimental disciplines of specific knowledge in the initial series of basic education. In this research the focus was Science Teaching in order to analyze the importance of applying or not scientific experiments in the classes of the initial years. The study intends to verify if the interviewees considered necessary the application of experimental activities to improve the process of teaching learning of their students, or future students. The research was applied through a questionnaire intended for teachers already working in the Education Department of the Federal District and for students of the licentiate course in Pedagogy of the University of Brasília. The results show that teachers and future teachers have very close perceptions about the relevance of this teaching methodology for the students' education in the initial years. In particular, bringing reflections on difficulties in the initial training of these professionals and the demands of daily practice for the implementation of such activities in science classrooms.pt_BR
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