Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23572
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RenatoFernandesNeto_tcc.pdf996,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Direitos humanos coletivos” : uma categoria possível?
Autor(es): Fernandes Neto, Renato
Orientador(es): Oliveira, Paulo Henrique Blair de
Assunto: Direitos humanos
Direitos coletivos
Interesses coletivos
Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH)
Direito internacional dos direitos humanos
Data de apresentação: 13-Jun-2019
Data de publicação: 1-Abr-2020
Referência: FERNANDES NETO, Renato. “Direitos humanos coletivos”: uma categoria possível?. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo deste trabalho é inquirir, a partir de uma perspectiva jurídico-filosófica, se o Direito Internacional dos Direitos Humanos, cuja construção parte do indivíduo como seu elemento básico e justificador, é capaz de acomodar pretensões coletivas de direito, moldadas por especificidades culturais de grupos minoritários. A fim de sustentar a plausibilidade desta nova categoria, por vezes chamada de “direitos humanos coletivos”, este trabalho realiza, primeiramente, um resgate histórico do discurso dos direitos humanos, tendo por marco inicial as teorias jusnaturalistas acerca dos direitos naturais e por termo a chamada concepção contemporânea dos direitos humanos, passando por algumas das críticas que esta concepção vem sofrendo nas últimas décadas. Em seguida, aborda os aspectos teóricos dos direitos coletivos e o seu reconhecimento, através de mecanismos interpretativos, pela Corte Interamericana de Direitos Humanos em casos de propriedade indígena. Por fim, a monografia sustenta que não há uma incompatibilidade necessária entre o individualismo dos direitos humanos e a dimensão coletiva destes novos direitos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons