Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23555
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasVieiraDaCosta_tcc.pdf404,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O sistema multiportas e sua contribuição para a ampliação do acesso à justiça no Brasil
Autor(es): Costa, Lucas Vieira da
Orientador(es): Moraes, Daniela Marques de
Assunto: Acesso à justiça
Processo civil
Conflitos e confrontos
Sistema judiciário
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 1-Abr-2020
Referência: COSTA, Lucas Vieira da. O sistema multiportas e sua contribuição para a ampliação do acesso à justiça no Brasil. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar de que forma o sistema Multiportas de jurisdição contribui para a ampliação do acesso à justiça no Brasil. Ademais, visa testar a hipótese de que o sistema Multiportas contribui para a ampliação do acesso à justiça através da instituição de um modelo de justiça que pluraliza as vias de tutela de direitos, prioriza a solução consensual de conflitos e incentiva a participação dos cidadãos na condução dos procedimentos judiciais e na efetivação de seus direitos. A escolha do objeto da pesquisa ocorreu em atenção ao contexto de crise que o poder judiciário enfrenta, que acaba por impedir que os cidadãos exerçam seus direitos de forma efetiva. O estudo foi conduzido por pesquisa exploratória e descritiva de doutrina, artigos científicos e normas. Na análise doutrinária, houve dificuldade para encontrar produção científica sobre o objeto de estudo, em virtude do caráter genérico do direito de acesso à justiça, e especialmente em virtude da contemporaneidade do sistema Multiportas. O teste de hipótese teve por resultado a constatação de que o sistema Multiportas, institucionalizado pela Resolução nº 125 do CNJ e pela Lei 13.105/15, contribuiu para a ampliação do acesso à justiça no Brasil pluralizando as vias de resolução de conflitos, priorizando a solução consensual de controvérsias, incentivando a cooperação das partes e colocando-as em posição ativa na condução dos procedimentos judiciais, resultando de forma inequívoca no aumento da pacificação social e no desafogamento do sistema judiciário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons