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Título: A rede de produtos orgânicos no Distrito Federal : um estudo sobre o valor percebido
Autor(es): Silva Filho, Hélio Eustáquio
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Alimentos orgânicos
Distrito Federal (DF) - agricultura
Custos
Data de apresentação: 11-Dez-2018
Data de publicação: 1-Abr-2020
Referência: SILVA FILHO, Hélio Eustáquio. A rede de produtos orgânicos no Distrito Federal: um estudo sobre o valor percebido. 2018. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os alimentos orgânicos vêm mostrando uma crescente tendência no aumento do seu consumo e com isso se torna uma preferência entre os consumidores. Percebe-se, portanto, a existência de uma rede que engloba os produtores e consumidores de orgânicos, na qual viabiliza o seu consumo e engloba características que são típicas dos atores dessa rede. Esse trabalho tem por objetivo identificar a rede de orgânicos e seus atores dentro do Distrito Federal, para entender e descrever a cadeia de orgânicos, caracterizando seus principais agentes, para ter um maior entendimento do funcionamento de toda a rede. Além disso, busca identificar os atributos de valor percebido no consumo e produção de alimentos orgânicos por todos os atores que englobam essa rede identificando também os custos percebidos e suas consequências para o cenário da agricultura no DF. Os resultados indicaram que os benefícios percebidos pelos atores são maiores do que os custos percebidos tornando o valor percebido positivo e tornando o consumo de alimentos orgânicos um estilo de vida que faz com que consumidores e produtores se preocupem com o bem-estar coletivo além do bem-estar individual. Os principais aspectos que influencial a percepção de valor e consumo dos orgânicos são a saúde individual, o bem-estar social e do meio ambiente. A coleta de dados foi feita a partir de entrevistas presenciais com produtores e consumidores de orgânicos do DF no intuito de entender seus principais aspectos e características, utilizando análise de conteúdo para identificar os valores percebidos por ambos os atores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, 2018.
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