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2019_RafaelTonicelliDeMelloQuelho_tcc.pdf790,39 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRivera, Amanda Athayde Linhares Martins-
dc.contributor.authorQuelho, Rafael Tonicelli de Mello-
dc.identifier.citationQUELHO, Rafael Tonicelli de Mello. Desafios metodológicos na análise antitruste de plataformas multilaterais: uma perspectiva brasileira. 2019. viii, 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a evidenciar os desafios presentes na análise antitruste de plataformas multilaterais. Para isso, serão estudados três casos submetidos ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), demonstrando-se a metodologia diferenciada utilizada pela autarquia para dirimi-los e a complexidade analítica inerente a firmas desta natureza. Nestes casos, serão abordadas três classes distintas de plataformas: as emissoras de televisão, que interconectam telespectadores e anunciantes; as online travel agencies, que interconectam hóspedes e hotéis; e as empresas de rede de transporte, que interconectam passageiros e motoristas do serviço de transporte individual. A partir da análise crítica da experiência brasileira com plataformas multilaterais, será argumentada a inviabilidade de adoção das técnicas e experiência adquiridas com a análise antitruste de negócios tradicionais. A tese que se propõe é que plataformas multilaterais possuem peculiaridades que demandam uma análise antitruste diferenciada. Em consequência, condutas consideradas anticompetitivas em mercados unilaterais podem constituir fontes de eficiência e parte essencial da viabilidade econômica das plataformas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDireito antitrustept_BR
dc.subject.keywordConcorrênciapt_BR
dc.titleDesafios metodológicos na análise antitruste de plataformas multilaterais : uma perspectiva brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T23:10:04Z-
dc.date.available2020-03-31T23:10:04Z-
dc.date.submitted2019-06-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23549-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to highlight the challenges of the antitrust analysis of multi-sided platforms. To this purpose, three cases submitted to CADE (Administrative Council for Economic Defense) will be studied, demonstrating the differentiated methodology used by the agency to solve them and the analytical complexity inherent to firms of this nature. In these cases, three different classes of platforms will be addressed: the television stations, which interconnect viewers and advertisers; the online travel agencies, which interconnect guests and hotels; and the transportation network companies, which interconnect passengers and drivers of the personal transportation service. Based on a critical investigation of the Brazilian experience with multi-sided platforms, it will be argued that it is inadequate to adopt the techniques and experience acquired in the antitrust analysis of traditional businesses. The thesis that is proposed is that multi-sided platforms have peculiarities that require a distinguished antitrust analysis. As a consequence, practices that are considered anti-competitive in conventional one-sided markets can be sources of efficiency and constitute an essential part of the economic viability of the platforms.pt_BR
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