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dc.contributor.advisorAguiar, Alexandre Kehrig Veronese-
dc.contributor.authorLisboa, Marcelo Lanna Melo-
dc.identifier.citationLISBOA, Marcelo Lanna Melo. O papel dos games no modelo social-intuicionista de Jonathan Haidt. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa as formas a partir das quais os jogos eletrônicos podem influir no pensamento moral. Esse estudo possibilita entender como a elaboração de contextos predefinidos permite sua adequação aos objetivos pretendidos pelos jogadores em referência à influência nos seus pensamentos. Para se chegar ao objetivo proposto, adotou-se o modelo social-intuicionista de julgamento moral, idealizado por Jonathan Haidt, devido a seu caráter funcional e seu embasamento empírico. Em seguida, demonstra-se como valores, nos quais se inclui a moralidade, se manifestam em jogos eletrônicos. Por fim, a estrutura teórica do modelo é aplicada à análise de cinco jogos distintos. Chega-se à observação de cinco métodos de influência na moralidade individual a partir da inserção do indivíduo em um contexto de características predefinidas. A conclusão final é que a modelagem de um jogo eletrônico fixa limites e possibilidades de expressão de juízos morais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMoralpt_BR
dc.subject.keywordJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.keywordÉticapt_BR
dc.titleO papel dos games no modelo social-intuicionista de Jonathan Haidtpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-30T16:47:09Z-
dc.date.available2020-03-30T16:47:09Z-
dc.date.submitted2019-06-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23513-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The monograph report analyzes the influence of electronic games on moral thinking. This research enables to understand how the design of pre-established environments allows their adaptation to the intended goals of players with respect to their own thoughts. In order to reach this goal, the report uses the social-intuitionist model of moral judgment, created by Jonathan Haidt, due to its functional aspects and its empirical bases. Then, the monograph demonstrates how can one express values, among them morality in electronic games. At the end of the text, there is an application of the model to five different games, leading to the observation of five methods of influencing individual morality through the insertion of an individual in an environment of predefined aspects. The conclusion of the monograph is that the electronic game framework sets limits and possibilities to the expression of moral judgements.pt_BR
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