Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23510
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuisaDeMattosMaciel_tcc.pdf821,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A Desvinculação das Receitas da União (DRU) e as consequências para o Federalismo Fiscal
Autor(es): Maciel, Luísa de Mattos
Orientador(es): Faria, Luiz Alberto Gurgel de
Assunto: Federalismo fiscal
Tributos
Impostos - arrecadação
Data de apresentação: 19-Jun-2019
Data de publicação: 30-Mar-2020
Referência: MACIEL, Luísa de Mattos. A Desvinculação das Receitas da União (DRU) e as consequências para o Federalismo Fiscal. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Desde 1994, com a instituição do Fundo Social de Emergência, a União vem alterando o perfil financeiro-orçamentário dos tributos federais, em especial, das contribuições sociais, de modo a desafetar parcela dos recursos oriundos da arrecadação desta espécie tributária do orçamento da seguridade social. Todavia, algo pensado para ser pontual e transitório, foi sucessivamente prorrogado, adquirindo verdadeira natureza permanente. Em sua última prorrogação, sob a nomenclatura de Desvinculação das Receitas da União (DRU), referida desafetação foi postergada até o ano de 2023. Neste contexto, o presente trabalho tem como escopo analisar se referida alteração do perfil finanaceiro-orçamentário das contribuições sociais viola, de alguma forma, o princípio do Federalismo Fiscal, o qual encontra sua densificação no sistema de repartição das receitas tributárias.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons