Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23506
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariaKatarineCostaLucasGontijo_tcc.pdf285,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização de reações adversas ao benznidazol em pacientes com doença de Chagas no Distrito Federal, Brasil
Autor(es): Gontijo, Maria Katarine Costa Lucas
Orientador(es): Toledo, Maria Inês de
Assunto: Chagas, Doença de
Tripanossoma cruzi
Medicamentos - efeitos colaterais
Data de apresentação: 30-Nov-2018
Data de publicação: 28-Mar-2020
Referência: GONTIJO, Maria Katarine Costa Lucas. Caracterização de reações adversas ao benznidazol em pacientes com doença de Chagas no Distrito Federal, Brasil. 2018. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: O benznidazol, um antiparasitário altamente citotóxico, é o principal medicamento disponível para tratamento da doença de Chagas (DC), importante doença tropical causada pelo Tripanossoma cruzi. O objetivo deste trabalho é caracterizar as reações adversas em pacientes tratados com benznidazol atendidos no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), Distrito Federal (Brasil). Métodos: Foi realizado estudo transversal a partir de corte clínica incluindo 68 pacientes em tratamento para DC, no período entre dezembro de 2015 e março de 2016. Após levantamento da literatura de reações adversas a medicamentos (RAM) relacionadas ao benznidazol, os prontuários dos pacientes e o banco de dados da coorte clínica foram revisados para identificar suspeitas de reações as quais foram classificadas quanto ao tipo, severidade, gravidade e causalidade de acordo com o algoritmo de Naranjo. Resultados: Quarenta e um (66%) dos 62 pacientes incluídos no estudo apresentaram 105 suspeitas de RAM (média de 2,7 reações/paciente) atribuídas ao uso de benznidazol. As RAM foram apontadas como causa de descontinuidade do tratamento de 23 (37%) pacientes. A maioria das reações foram classificadas como possíveis (81%), intensas (63%), graves (67%) e do tipo A, ou dose dependentes (56%). Conclusão: A caracterização das RAMs do benznidazol descritas neste estudo, bem como, suas alta incidência e relevância como causa de interrupção do tratamento, evidenciam a necessidade de alternativas mais seguras para tratamento da DC.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2018.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons