Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2347
Título: | Envolvimento e bem-estar das crianças : dimensões de qualidade na educação infantil |
Autor(es): | Reis, Lara |
Orientador(es): | Sousa, Maria de Fátima Guerra de |
Assunto: | Educação de crianças |
Data de apresentação: | 11-Jul-2011 |
Data de publicação: | 9-Jan-2012 |
Referência: | REIS, Lara. Envolvimento e bem-estar das crianças: dimensões de qualidade na educação infantil. 2011. xvii, 80 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a o trabalho de conclusão de curso realizada com o objetivo de investigar o envolvimento e o bem-estar das crianças como dimensões de qualidade na educação infantil. Para tanto, inicialmente é apresentado o histórico da educação infantil e sua evolução ao longo dos anos, seguido do referencial teórico sobre a qualidade na educação infantil e sobre o envolvimento e bem-estar. A investigação seguiu modelo qualitativo e se deu a partir da observação e registro de dados em um diário de bordo, por meio de duas crianças em momentos de atividades diversificadas em uma creche da rede pública do Distrito Federal. Percebeu-se que durante os momentos observados, elas apresentaram sinais de envolvimento, por meio indicadores propostos. Viu-se, também, que o papel do professor na condução e planejamento da atividade são de fundamental importância para envolvimento da criança, e desta forma, garantindo a qualidade na educação infantil. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The aim of this monographic research was to investigate children´s involvement and well-being as e dimensions of quality in the child education. For this, initially is presented the description of child education and their evolution over the years, along with the theoretical concepts and the definitions of quality of, involvement and well-being. The investigation was done in a qualitative form, according to observations of two children in moments of activities in a crèche from the public system of Distrito Federal. It was perceived that during the moments observed, the children presented signals of involvement, perceptible alert with the purposed indicators and, that the teacher's role in conduction and planning activities are the essential point for the involvement of the children, and thus, ensuring the quality in the early childhood education. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2347 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons