Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Braga, Lilian Alves | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Lilian Alves. Prova Brasil: um estudo sobre as percepções de professores. 2011. 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta como temática principal a Prova Brasil. Ele tem como objetivo geral analisar as percepções dos professores sobre a Prova Brasil no contexto da política institucional de suas escolas. A pesquisa feita utiliza a abordagem qualitativa como base metodológica. Para melhor compreensão do processo em estudo foi feito um retrospecto histórico desde as políticas educacionais até a necessidade do desenvolvimento de políticas avaliativas, utilizando-se das contribuições de autores que tratam sobre esses assuntos, tais como: Oliveira (2007) e Graça (2010), Wortthen (1967), Grinspun (2001), Villas boas (2006) e Werle (2010), Matos Oliveira (2007), Horta Neto (2006), Paro (2007). Realizou-se um levantamento por meio da aplicação de questionário destinado aos professores do quinto ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do Distrito Federal. A maioria dos professores que responderam ao questionário afirmou que a Prova Brasil é, de fato, um instrumento de melhoria da qualidade da educação, mas que raramente trabalham com os dados provenientes dessa avaliação. Além disso, eles relataram em suas respostas que a falta de hábito, a falta de informações e a demora na divulgação dos dados dificultam o trabalho com os resultados advindos da avaliação. Ações como a gestão comprometida com a escola, a distribuição adequada dos recursos para o desenvolvimento dos conteúdos e a distribuição dos resultados da Prova Brasil para os professores facilitam a utilização dos resultados da avaliação como instrumento de aperfeiçoamento das políticas escolares. Através dos dados obtidos, pode-se concluir que a Prova Brasil pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação; porém, faltam ações conjuntas à avaliação para que seus objetivos sejam alcançados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional - ensino fundamental | en |
dc.subject.keyword | Educação e Estado | en |
dc.subject.keyword | Planejamento educacional | en |
dc.subject.keyword | Professores | en |
dc.title | Prova Brasil : um estudo sobre as percepções de professores | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-09T19:32:24Z | - |
dc.date.available | 2012-01-09T19:32:24Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-09T19:32:24Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2346 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | The paper presents as main subject the “Prova Brasil” Exam. It aims to analyze the perceptions of child’s teachers about the exam in the context of institutional polices of schools. The research uses a qualitative approach as methodological basis. To better understand this process, we made a historical retrospective from the educational policies to the develop of evaluative policies, using contributions of theoretical authors that deal with such areas: Oliveira (2007) and Grace (2010) , Wortthen (1967), Grinspun (2001), Villas Boas (2006) and Werle (2010), Matos Oliveira (2007), Horta Neto (2006), Paro (2007). We conducted a quiz applied to fifth school year teachers of two public schools on the Federal District. Most teachers responded the quiz said that the “Prova Brasil” really is an instrument to improve the quality of education, but also said that rarely they work with the exam’s results. In addition, they reported in their answers that the absence of habitual behavior, the lack of information and the delay in the disclosure of data makes it difficult to work with such results. Actions such as the committed management of schools, the appropriate resources distribution for scholar development and distribution of the “Prova Brasil” results to teachers facilitates the use of results as an instrument to improve the scholar policies and planning. Given the data obtained from the quiz, we concluded that the “Prova Brasil” can help to improve the quality of education; however, in the absence of joint actions based on the evaluation of exam’s results, their objectives cannot meet their goals. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2346 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|