Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23461
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ClarissaDeLimaCostaRibeiro_tcc.pdf420,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A decisão do STF acerca da execução provisória da pena antes do trânsito em julgado da condenação à luz do movimento Critical Legal Studies
Autor(es): Ribeiro, Clarissa de Lima Costa
Orientador(es): Costa Neto, João
Assunto: Supremo Tribunal Federal (STF)
Habeas-corpus
Direito e política
Presunção de inocência
Direito penal
Data de apresentação: 24-Nov-2018
Data de publicação: 26-Mar-2020
Referência: RIBEIRO, Clarissa de Lima Costa. A decisão do STF acerca da execução provisória da pena antes do trânsito em julgado da condenação à luz do movimento Critical Legal Studies. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o julgamento do HC n. 126. 292/SP, pelo Supremo Tribunal Federal, à luz do movimento norte americano Critical Legal Studies. Em fevereiro de 2016, ao julgar o HC n. 126. 292/SP, o Supremo Tribunal Federal determinou, contrariamente à sua jurisprudência até então, que o início da execução da sentença penal condenatória após a sua confirmação em segundo grau não ofende o princípio constitucional da presunção da inocência. Para os autores do movimento Critical Legal Studies, de forma sintetizada, o direito e a política não podem ser tidos como questões paralelas e separadas, mas sim interligadas. Pretende-se, com isso, examinar se houve uma influência política no julgamento do HC n. 126. 292/SP, pelo Supremo Tribunal Federal, e se, com isso, houve alguma manifestação de entendimentos subjetivos dos Ministros em seus votos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.