Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2344
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaCeliaTerraRodrigues.pdf433,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto político pedagógico e inclusão escolar em Itapetininga/SP
Autor(es): Rodrigues, Maria Célia Terra
Orientador(es): Correia, Vasti Gonçalves de Paula
Assunto: Educação inclusiva
Educação e Estado
Escolas - organização e administração
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 9-Jan-2012
Referência: RODRIGUES, Maria Célia Terra. Projeto político pedagógico e inclusão escolar em Itapetininga/SP. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Trabalhando no Serviço de Apoio à Educação Inclusiva do município de Itapetininga/SP me deparei com a dificuldade dos gestores na efetivação de medidas eficazes na inclusão e permanência do aluno com necessidades escolares específicas na Rede Municipal de Ensino. Este trabalho tem por objetivo fornecer indicativos do que falta à gestão para a implementação de tais medidas, utilizandome da análise do discurso pelo viés psicanalítico e da abordagem sócio-histórica, através de entrevistas semi-dirigidas. Por meio destes recursos, chegou-se à conclusão de que muito mais que falta de informação e desconhecimento das bases legais da educação os gestores podem se valer de “filtros sociais” inconscientes para a não efetivação de ações reais para uma educação para todos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2344
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons