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https://bdm.unb.br/handle/10483/2344
Título: | Projeto político pedagógico e inclusão escolar em Itapetininga/SP |
Autor(es): | Rodrigues, Maria Célia Terra |
Orientador(es): | Correia, Vasti Gonçalves de Paula |
Assunto: | Educação inclusiva Educação e Estado Escolas - organização e administração |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 9-Jan-2012 |
Referência: | RODRIGUES, Maria Célia Terra. Projeto político pedagógico e inclusão escolar em Itapetininga/SP. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Trabalhando no Serviço de Apoio à Educação Inclusiva do município de Itapetininga/SP me deparei com a dificuldade dos gestores na efetivação de medidas eficazes na inclusão e permanência do aluno com necessidades escolares específicas na Rede Municipal de Ensino. Este trabalho tem por objetivo fornecer indicativos do que falta à gestão para a implementação de tais medidas, utilizandome da análise do discurso pelo viés psicanalítico e da abordagem sócio-histórica, através de entrevistas semi-dirigidas. Por meio destes recursos, chegou-se à conclusão de que muito mais que falta de informação e desconhecimento das bases legais da educação os gestores podem se valer de “filtros sociais” inconscientes para a não efetivação de ações reais para uma educação para todos. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2344 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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