Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23414
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SalatielPereiraDeOliveira_tcc.pdf673,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A precarização do direito trabalhista : terceirização, reforma trabalhista e a possibilidade do salário digno
Autor(es): Oliveira, Salatiel Pereira de
Orientador(es): Theodoro Filho, Wilson Roberto
Assunto: Trabalho - precarização
Terceirização
Reforma trabalhista
Direitos sociais
Direitos trabalhistas
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 23-Mar-2020
Referência: OLIVEIRA, Salatiel Pereira de. A precarização do direito trabalhista: terceirização, reforma trabalhista e a possibilidade do salário digno. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente pesquisa propõe-se a avaliar as constantes alterações nos direitos trabalhistas e seus prejuízos (precarização) ao trabalhador celetista brasileiro, em especial aqueles submetidos ao regime da terceirização do serviço, cujas possíveis causas a terceirização do serviço e a reforma trabalhista de 2017 no Brasil. Para tanto, considerou-se os princípios constitucionais relativos aos direitos sociais do trabalho, a função social da propriedade privada e os princípios da ordem econômica na constituição brasileira, do ponto de vista da doutrina, da jurisprudência, textos produzidos no meio acadêmico, bem como, artigos em jornais, periódicos, revistas especializadas e pesquisas técnicas já realizadas por institutos e departamentos que dizem respeito ao advento da terceirização e da reforma trabalhista contemporâneas no Brasil. Propõe-se uma via que dialogue com a validade dessa relação trabalhista e o dever de proporcionar ao trabalhador os preceitos constitucionais do art. 7º, IV da Constituição. Bem como, em que medida o Estado pode ser o garantidor desses Direitos Sociais. Buscou-se estabelecer uma via de compensação ao trabalhador devido aos direitos violados com o advento da terceirização e da reforma trabalhista.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.