Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23374
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RenataCristinaBrandaoJoaquim_tcc.pdf2,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Seres imaginários : desenhando o (in)existente na sala de aula
Autor(es): Joaquim, Renata Cristina Brandão
Orientador(es): Castro, Rosana Andréa Costa de
Assunto: Imaginário
Imaginação
Desenho - estudo e ensino
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 10-Mar-2020
Referência: JOAQUIM, Renata Cristina Brandão. Seres imaginários: desenhando o (in)existente na sala de aula. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), será discutido como os processos de criação podem ocorrer em sala de aula por meio do desenho. A discussão ocorre focada em dois aspectos: nos artistas contemporâneos envolvidos com o tema dos seres imaginários e em um projeto de desenho aplicado em foma de oficina em sala de aula da educação básica, também orientado para a temática dos seres imaginários. Dentro da prática artística o processo de criação e desenvolvimento do desenho contínuos são relevantes para a construção de repertório imagético e, ainda para auxiliar na transmissão de ideias particulares, que precisam ser externalizadas. O resultado da Oficina de Desenho mencionada anteriormente, revelam que, se estruturado com base em tema que instigue os estudantes, o desenho ainda tem espaço para ser praticado em sala de aula da educação básica.
Abstract: In this Course Completion Work (CBT), it will be discussed how the creation processes can take place in the classroom through the drawing. The discussion takes place focused on two aspects: in the contemporary artists involved with the subject of the imaginary beings and in a design project applied in the form of workshop in the classroom of basic education, also oriented to the theme of imaginary beings. Within the artistic practice, the process of creation and development of the continuous drawing are relevant for the construction of an imaginary repertoire, and also to aid in the transmission of particular ideas, which need to be outsourced. The result of the aforementioned Design Workshop reveals that, if structured based on a theme that instigates students, the drawing still has room to be practiced in the basic education classroom.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons