Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/23370
Título: | O livro ilustrado como mediador do ensino de artes |
Autor(es): | Picchi, Isabela Felicio |
Orientador(es): | Souza, Gustavo Lopes de |
Assunto: | Imagens, ilustrações, etc. Ilustração de livros Artes visuais - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 6-Dez-2018 |
Data de publicação: | 10-Mar-2020 |
Referência: | PICCHI, Isabela Felicio. O livro ilustrado como mediador do ensino de artes. 2018. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma investigação acerca da utilização do livro ilustrado como uma maneira de contribuir com o ensino de artes visuais e o desenvolvimento estético do aluno, considerando a ilustração como uma influência visual importante e de forte presença no cotidiano e portanto na realidade dos mesmos. Primeiramente, apresenta-se um breve histórico da ilustração nos livros ilustrados infantis, seguido de um estudo acerca da presença do livro ilustrado como recurso de ensino-aprendizagem. É apresentada também uma proposta de ensino que se baseia em minha experiência com livros ilustrados em sala de aula e na pesquisa teórica desenvolvida. |
Abstract: | This research presents an investigation about the use of illustrated books as a way to contribute to the aesthetic development of the student and the teaching of visual arts, considering the illustration as an important visual influence of strong presence in the daily life and therefore in the reality of the students. First, a brief history of illustration in children’s illustrated books is presented, followed by a study about the presence of the illustrated book as a teaching-learning resource. A teaching proposal based on my personal experience using illustrated books and the theoretical research developed is also presented. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons