Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23368
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HoanaCostaGoncalves_tcc.pdf14,06 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Cinara Barbosa de-
dc.contributor.authorGonçalves, Hoana Costa-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Hoana Costa. A fotografia na educação em artes visuais de adultos com deficiência visual. 2018. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso explora como sujeitos adultos com deficiência visual se relacionam com o universo imagético, a maneira como compreendem o mundo e como podem transformar essa compreensão em linguagem visual. A ideia é de explorar possibilidades que possam gerar um método para a educação delas, através da fotografia. E assim intentar que ocorra uma maior integração delas na sociedade. As imagens são ferramentas essenciais para as minorias mostrarem seus problemas e afirmarem seus direitos individuais, sendo assim, dominar a circunstância da produção de imagens pode auxiliá-las a exercer sua cidadania, apresentando suas demandas. Deste modo, ao aprenderem a fotografar, as pessoas com deficiência visual, além de descobrirem conceitos das artes visuais, se apropriam da construção de um meio visual para atuarem de forma ampla em sociedade, e explorarem suas próprias poéticas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFotografiapt_BR
dc.subject.keywordDeficiência visualpt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordDeficientes visuaispt_BR
dc.titleA fotografia na educação em artes visuais de adultos com deficiência visualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T14:38:40Z-
dc.date.available2020-03-10T14:38:40Z-
dc.date.submitted2018-11-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23368-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present work is a term paper that explores how adults with visual impairment relate to the imaging universe, the way they understand the world, and how they can transform that understanding into visual language. The idea is to explore possibilities that could generate a method for their education in the visual arts through photography. And so, try to have a greater integration of them in society. Images are essential tools for minorities to show their problems and affirm their individual rights, and thus, dominating the circumstance of the production of images can help them to exercise their citizenship, presenting their demands. In this way, when learning how to photograph, people with visual impairment are discovering concepts of the visual arts so that they can construct an appropriate visual medium to act in society, whilst exploring their own poetics.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons