Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23361
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NeurialanDePaulaAraujo_tcc.pdf698,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sobre o lugar da poética no ensino de artes visuais no Brasil
Autor(es): Araújo, Neurialan de Paula
Orientador(es): Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto: Artes visuais - estudo e ensino
Currículo escolar
Reforma do ensino
Poética
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 10-Mar-2020
Referência: ARAÚJO, Neurialan de Paula. Sobre o lugar da poética no ensino de artes visuais no Brasil. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho aborda uma reflexão sobre qual é o lugar do ensino de arte e o espaço da poética no ensino básico. Sendo o estudo estimulado pelo contexto da discussão levantada e problematizada pela Medida Provisória (MP) 746/2016 que visa à reforma curricular do ensino médio. Essa proposta implicou sobre as artes visuais, pois a reforma propunha a exclusão da obrigatoriedade do ensino da arte no currículo do ensino médio. A poética dentro do campo das artes na contemporaneidade é um aspecto importante e necessário. Cabendo uma reflexão sobre o lugar desta dentro do ensino da arte. O estudo revelou que existem aspectos que desviam o foco do ensino da arte de uma maior potencialização da poética no processo educativo.
Abstract: This work deals with a reflection about the place of art teaching and the space of poetics in Brazilian basic education. Being the study stimulated by the context of the discussion raised and problematized by Medida Provisória (MP) 746/2016 that aims at the curricular reform of high school. This proposal is related to the visual arts, so a reform proposes to exclude the compulsory teaching of art of high school curriculum. A poetics within the field of contemporary art is an important and necessary aspect. Fitting a reflection on the place in the teaching of art. The study revealed that exist some points which work in order to divert the focus of art teaching from a greater potentialization of poetics in the educational process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons