Título: | Psicomotricidade e atividades lúdicas para alunos da educação básica que apresentam TDAH |
Autor(es): | Silva, Marileide Lemes da |
Orientador(es): | Mieto, Gabriela Sousa de Melo |
Assunto: | Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade Capacidade motora nas crianças Atividades lúdicas Aprendizagem |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 9-Jan-2012 |
Referência: | SILVA, Marileide Lemes da. Psicomotricidade e atividades lúdicas para alunos da educação básica que apresentam TDAH. 2011. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | O tema desenvolvido neste trabalho refere-se ao uso da ludicidade e atividades psicomotoras como auxilio na aprendizagem de alunos que apresentam diagnóstico de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Este tema merece uma investigação mais profunda, uma vez que muitos professores que atuam nas séries iniciais apresentam dificuldade e resistência em lidar com o lúdico. Percebe-se que a falta de atividades lúdicas influência não somente na aprendizagem, mas também em questões de espacialidade, lateralidade, ritmo e outras habilidades necessárias para a sua formação. Grande parte dos nossos profissionais da educação acredita na importância do silencio e da concentração para o efetivo aprendizado da leitura e da escrita, mas autores como Vigotski afirmam que a interação entre crianças promove a prendizagem. Esse trabalho tem como objetivo identificar a concepção de profissionais da educação, em escola inclusiva, sobre os aspectos lúdicos no processo de ensino de alunos que apresentam TDAH, enfatizando a psicomotricidade como parte relevante para o processo de ensino aprendizagem. Através de metodologia qualitativa, em que utilizamos entrevistas semi-estruturadas, serão apresentadas concepções de diferentes profissionais da educação relacionadas ao lúdico como parte do processo de ensino. Espera-se que a pesquisa apresentada possa também instigar educadores a rever suas práticas e posturas e que se sintam motivados a buscar mais conhecimentos relacionados ao TDAH, e possam transformar a escola em um ambiente lúdico , em que a aprendizagem aconteça de forma prazerosa. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2336 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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