Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2336
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarileideLemesdaSilva.pdf793,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Psicomotricidade e atividades lúdicas para alunos da educação básica que apresentam TDAH
Autor(es): Silva, Marileide Lemes da
Orientador(es): Mieto, Gabriela Sousa de Melo
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Capacidade motora nas crianças
Atividades lúdicas
Aprendizagem
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 9-Jan-2012
Referência: SILVA, Marileide Lemes da. Psicomotricidade e atividades lúdicas para alunos da educação básica que apresentam TDAH. 2011. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O tema desenvolvido neste trabalho refere-se ao uso da ludicidade e atividades psicomotoras como auxilio na aprendizagem de alunos que apresentam diagnóstico de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Este tema merece uma investigação mais profunda, uma vez que muitos professores que atuam nas séries iniciais apresentam dificuldade e resistência em lidar com o lúdico. Percebe-se que a falta de atividades lúdicas influência não somente na aprendizagem, mas também em questões de espacialidade, lateralidade, ritmo e outras habilidades necessárias para a sua formação. Grande parte dos nossos profissionais da educação acredita na importância do silencio e da concentração para o efetivo aprendizado da leitura e da escrita, mas autores como Vigotski afirmam que a interação entre crianças promove a prendizagem. Esse trabalho tem como objetivo identificar a concepção de profissionais da educação, em escola inclusiva, sobre os aspectos lúdicos no processo de ensino de alunos que apresentam TDAH, enfatizando a psicomotricidade como parte relevante para o processo de ensino aprendizagem. Através de metodologia qualitativa, em que utilizamos entrevistas semi-estruturadas, serão apresentadas concepções de diferentes profissionais da educação relacionadas ao lúdico como parte do processo de ensino. Espera-se que a pesquisa apresentada possa também instigar educadores a rever suas práticas e posturas e que se sintam motivados a buscar mais conhecimentos relacionados ao TDAH, e possam transformar a escola em um ambiente lúdico , em que a aprendizagem aconteça de forma prazerosa.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2336
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons