Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2336
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarileideLemesdaSilva.pdf793,46 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMieto, Gabriela Sousa de Melo-
dc.contributor.authorSilva, Marileide Lemes da-
dc.identifier.citationSILVA, Marileide Lemes da. Psicomotricidade e atividades lúdicas para alunos da educação básica que apresentam TDAH. 2011. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO tema desenvolvido neste trabalho refere-se ao uso da ludicidade e atividades psicomotoras como auxilio na aprendizagem de alunos que apresentam diagnóstico de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Este tema merece uma investigação mais profunda, uma vez que muitos professores que atuam nas séries iniciais apresentam dificuldade e resistência em lidar com o lúdico. Percebe-se que a falta de atividades lúdicas influência não somente na aprendizagem, mas também em questões de espacialidade, lateralidade, ritmo e outras habilidades necessárias para a sua formação. Grande parte dos nossos profissionais da educação acredita na importância do silencio e da concentração para o efetivo aprendizado da leitura e da escrita, mas autores como Vigotski afirmam que a interação entre crianças promove a prendizagem. Esse trabalho tem como objetivo identificar a concepção de profissionais da educação, em escola inclusiva, sobre os aspectos lúdicos no processo de ensino de alunos que apresentam TDAH, enfatizando a psicomotricidade como parte relevante para o processo de ensino aprendizagem. Através de metodologia qualitativa, em que utilizamos entrevistas semi-estruturadas, serão apresentadas concepções de diferentes profissionais da educação relacionadas ao lúdico como parte do processo de ensino. Espera-se que a pesquisa apresentada possa também instigar educadores a rever suas práticas e posturas e que se sintam motivados a buscar mais conhecimentos relacionados ao TDAH, e possam transformar a escola em um ambiente lúdico , em que a aprendizagem aconteça de forma prazerosa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadeen
dc.subject.keywordCapacidade motora nas criançasen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.titlePsicomotricidade e atividades lúdicas para alunos da educação básica que apresentam TDAHen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-09T14:51:10Z-
dc.date.available2012-01-09T14:51:10Z-
dc.date.issued2012-01-09T14:51:10Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2336-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2336pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons