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Título: Práticas docentes em artes visuais : estratégias para a identificação e o desenvolvimento do talento de estudantes do atendimento educacional especializado das altas habilidades/superdotação
Autor(es): Silva, Raienne Pereira da
Orientador(es): Castro, Rosana Andréa Costa de
Assunto: Artes visuais
Arte - estudo e ensino
Prática de ensino - arte
Superdotados
Crianças superdotadas - educação
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 9-Mar-2020
Referência: SILVA, Raienne Pereira da. Práticas docentes em artes visuais: estratégias para a identificação e o desenvolvimento do talento de estudantes do atendimento educacional especializado das altas habilidades/superdotação. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta discussão sobre as práticas de ensino e aprendizagem, entendidas como as estratégias aplicadas por professores de Artes Visuais no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Sala de Recursos (SR), ofertado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) aos alunos diagnosticados com Altas Habilidades (AH) /Superdotação (SD). Tais estratégias são orientadas pela teoria e pelo Modelo de Enriquecimento Escolar (The Schoolwide Enrichment Model – SEM) de Joseph Renzulli, tendo foco nesse estudo em parte desse modelo, no Modelo dos Três Anéis. Do qual, de acordo com esse modelo, os comportamentos de AH/SD são demonstrados pela intersecção entre três fatores: (a) as habilidades gerais ou específicas acima da média, (b) a criatividade e (c) o envolvimento com a tarefa, relacionadas às áreas de interesse ou habilidade do indivíduo. Ressaltando que, sob a perspectiva dessa fundamentação teórica é possível sustentar que os processos de ensino e aprendizagem devem considerar as influências dos contextos sociais, nos quais o estudante diagnosticado com AH/SD está inserido. Destacando-se, nesse estudo, os contextos sociais: familiar, comunitário e escolar. No que diz respeito à recolha de informações, foram realizadas entrevistas com dois professores atuantes na SR, que favoreceram a análise sobre o papel do professor e as estratégias de ensino e aprendizagem adotadas por eles, pela perspectiva de três tópicos: (a) a identificação do talento do aluno no âmbito das artes visuais; (b) a geração de suporte e a promoção do desenvolvimento do talento identificado; (c) o trabalho/conciliação entre o estilo de aprendizagem do aluno e o estilo de ensino do professor entrevistado. Os resultados demonstraram que as teorias elaboradas por Renzulli e identificadas nas práticas dos professores de artes visuais participantes do estudo, se mostraram adequadas e pertinentes para orientar o planejamento e a aplicação de tais práticas. A partir destes resultados pretende-se destacar a relevância da participação ativa do professor do AEE no desenvolvimento das potencialidades dos estudantes com AH/SD; bem como, investir em futuras pesquisas na busca de outros resultados que possam contribuir com o incremento das estratégias de ensino e aprendizagem planejadas, no âmbito das artes visuais, para o aluno com AH/SD.
Abstract: This Course Conclusion Paper discusses the processes of teaching and learning understood as the strategies applied by teachers of Visual Arts in the scope of Specialized Educational Attendance (AEE), of the Room of Resources (SR), offered by the Secretariat of Education of the Federal District (SEEDF), for students diagnosed with High Abilities (AH) / Giftedness (SD). Such strategies are guided by theory and The Schoolwide Enrichment Model (SEM) by Joseph Renzulli, having focus on this study in part of this model, on the Three Rings Model. According to this model, the behavior of AH/SD are shown by the intersection of three factors: (a) the general skills or specific above average, (b) creativity, and (c) involvement with the task, related to the areas of interest or skill of the individual. It is worth mentioning that, from the perspective of this theoretical foundation it is possible to sustain that the teaching and learning processes must consider the influences of the social contexts, in which the student diagnosed with AH/SD is inserted. Standing out in this study, the social contexts: family, community and school. With regard to the collection of information, interviews were conducted with the two SR teachers, who favored an analysis of the teacher's role and the teaching and learning strategies adopted by them, from the perspective of three topics: (a) the identification of student talent in the visual arts; (B) generating support and promote the development of the identified talent; (c) the work / conciliation between the student's learning style and the teacher's teaching style. The results demonstrated that the theories elaborated by Renzulli and identified in the practices of visual arts teachers participating in the study, were adequate and pertinent to guide. From these results it is intended to highlight the relevance of the active participation of the ESA teacher in the development of the potentialities of students with AH / SD, as well as to invest in future research in the search for an increase in teaching and learning strategies planned for the student with AH / SD.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
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