Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23352
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GilvanaAlmeidaQueirozDeSousa_tcc.pdf611,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os desafios da docência em artes visuais nas escolas estaduais do município de Arinos-MG
Autor(es): Sousa, Gilvana Almeida Queiroz de
Orientador(es): Cordeiro, Marisa Araújo
Assunto: Artes visuais
Professores de arte
Arte - estudo e ensino
Data de apresentação: Nov-2014
Data de publicação: 9-Mar-2020
Referência: SOUSA, Gilvana Almeida Queiroz de. Os desafios da docência em artes visuais nas escolas estaduais do município de Arinos-MG. 2014. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis - MG, 2014.
Resumo: Grande parte dos educadores da área de Artes Visuais enfrenta angústias e frustrações ao se deparar com a realidade da desvalorização da disciplina Arte nas escolas. É perceptível o cenário de desafios em que o arte-educador está inserido. Assim, este trabalho aborda a necessidade de refletir sobre os desafios enfrentados pelo docente de Artes Visuais nas escolas estaduais do município de Arinos-MG. Prima por discriminar os desafios enfrentados pelo arte-educador no processo de ensino e aprendizagem, assim como identificar o papel da arte nas escolas, elencar os principais desafios enfrentados pelo arte-educador e nomear as estratégias que os professores adotam para suprir as necessidades de material enquanto professor de Artes Visuais. O resultado deste trabalho se concretizou por meio de uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionários a educadores de Artes e gestores de escolas que discorreram sobre a realidade do ensino da disciplina nas escolas e os desafios presentes. Por fim, enfoca observações realizadas durante o estágio supervisionado e a troca de experiências que conduziram à reflexão sobre a importância de utilização de material alternativo como uma estratégia para sanar as dificuldades de recursos financeiros, uma das dificuldades enfrentadas pelo arte-educador. Aponta-se ainda a importância da escola constituir um novo cenário para as artes visuais, realizando um trabalho de equipe que possa culminar na valorização da arte e numa aprendizagem satisfatória.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons