Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cordeiro, Marisa Araújo | - |
dc.contributor.author | Sousa, Gilvana Almeida Queiroz de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Gilvana Almeida Queiroz de. Os desafios da docência em artes visuais nas escolas estaduais do município de Arinos-MG. 2014. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis - MG, 2014. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Grande parte dos educadores da área de Artes Visuais enfrenta angústias e frustrações ao se deparar com a realidade da desvalorização da disciplina Arte nas escolas. É perceptível o cenário de desafios em que o arte-educador está inserido. Assim, este trabalho aborda a necessidade de refletir sobre os desafios enfrentados pelo docente de Artes Visuais nas escolas estaduais do município de Arinos-MG. Prima por discriminar os desafios enfrentados pelo arte-educador no processo de ensino e aprendizagem, assim como identificar o papel da arte nas escolas, elencar os principais desafios enfrentados pelo arte-educador e nomear as estratégias que os professores adotam para suprir as necessidades de material enquanto professor de Artes Visuais. O resultado deste trabalho se concretizou por meio de uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionários a educadores de Artes e gestores de escolas que discorreram sobre a realidade do ensino da disciplina nas escolas e os desafios presentes. Por fim, enfoca observações realizadas durante o estágio supervisionado e a troca de experiências que conduziram à reflexão sobre a importância de utilização de material alternativo como uma estratégia para sanar as dificuldades de recursos financeiros, uma das dificuldades enfrentadas pelo arte-educador. Aponta-se ainda a importância da escola constituir um novo cenário para as artes visuais, realizando um trabalho de equipe que possa culminar na valorização da arte e numa aprendizagem satisfatória. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Os desafios da docência em artes visuais nas escolas estaduais do município de Arinos-MG | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-09T14:56:30Z | - |
dc.date.available | 2020-03-09T14:56:30Z | - |
dc.date.submitted | 2014-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/23352 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|