Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23341
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SamyaFeitosaAndradeMarizCaze_tcc.pdf11,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Memória, pintura e o corpo
Autor(es): Cazé, Sâmya Feitosa Andrade Mariz
Orientador(es): Lima Filho, Elder Rocha
Assunto: Memória
Corporeidade
Pintura
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 9-Mar-2020
Referência: CAZÉ, Sâmya Feitosa Andrade Mariz. Memória, pintura e o corpo. 2018. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A pintura é uma atividade muito mais complexa do que podemos antecipar num primeiro momento. Envolve não apenas mecanismos físicos, como também psíquicos e emocionais, os quais busco investigar neste trabalho. A pesquisa envolveu a prática da pintura, fazendo uso de uma nova metodologia de trabalho, e o olhar crítico sobre essa prática. Tal olhar, por sua vez, foi fomentado e direcionado pela pesquisa teórica focada em leituras sobre a memória e questões da corporeidade relacionada à arte e à imagem. Além disso, disserto sobre diferentes movimentos artísticos históricos e de que modo certos aspectos de cada um ajudaram a moldar o meu trabalho. Além disso, analiso o meu progresso artístico desde o início do curso, tanto no que diz respeito aos resultados das obras realizadas como no meu modo de pensar sobre o ato de pintar e em que medida os processos artísticos se desenvolveram e se tornaram mais complexos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons