Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2334
Título: | Representações das profissões no imaginário infantil : um estudo dessa questão no ambiente escolar |
Autor(es): | Oliveira, Angela Cristina Bandeira de |
Orientador(es): | Cruz, Helvia Leite |
Assunto: | Representações sociais Crianças - imaginário Imagem (Psicologia) em crianças Orientação profissional Profissões |
Data de apresentação: | 23-Jul-2011 |
Data de publicação: | 9-Jan-2012 |
Referência: | OLIVEIRA, Angela Cristina Bandeira de. Representações das profissões no imaginário infantil: um estudo dessa questão no ambiente escolar. 2011. 60 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho consiste na intervenção e aplicação de atividades experimentais com a finalidade de se entender a temática das profissões. A metodologia usada consistiu em uma proposta de representação em forma de desenho com a temática. “O que você vai ser quando crescer”, em uma escola com alunos da 3ª série. Partindo de representações das imagens das profissões relembradas na memória por parte das crianças, vão sendo trabalhados os conceitos de significação, símbolos, imagens, imaginação, imaginário relacionadas as profissões , tendo como pano de fundo a sociedade atual, com suas contradições e questões, relacionadas ao trabalho. A inspiração para o aprofundamento teórico, foram as imagens elaboradas pelas crianças, que representam símbolos e representações da sociedade atual, que tem no consumismo seu motor de estímulo a várias atividades, inclusive a escolha profissional. Os teóricos utilizados basearam-se em autores da área da Sociologia da Educação e da Psicologia Sócio-interacionista, que tratam do tema do imaginário em representações gráficas ou na escrita ou em situações de brincadeiras e jogos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2334 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons