Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2331
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AnaCarolineAmaralPereira.pdf1,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A mediação como estratégia facilitadora da compreensão leitora em uma turma de 4º ano de uma escola particular do Distrito Federal
Autor(es): Pereira, Ana Caroline Amaral
Orientador(es): Freitas, Vera Lucas de
Assunto: Compreensão na leitura
Letramento
Data de apresentação: 11-Jul-2011
Data de publicação: 9-Jan-2012
Referência: PEREIRA, Ana Caroline Amaral. A mediação como estratégia facilitadora da compreensão leitora em uma turma de 4º ano de uma escola particular do Distrito Federal. 2011. 82 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A leitura está presente em todos os momentos da nossa vida, sendo a sua compreensão fator fundamental nos dias atuais. Esse trabalho pretende analisar a mediação do professor durante as aulas nas quais a leitura está inserida. No embasamento teórico são apresentadas as posições dos principais estudiosos sobre o letramento, a leitura, a compreensão da língua escrita, as dimensões textuais e a mediação, bem como sobre as estratégias utilizadas pelo professor em sala de aula que colaboram para a compreensão leitora dos alunos. O presente trabalho procura conscientizar os professores sobre a sua importância como mediador da leitura, transformando os alunos em leitores capazes de fazer uso da leitura e da escrita em diversas situações da vida. Para visualizar o conteúdo na prática, o trabalho apresenta uma pesquisa realizada dentro de uma sala de aula do 4º ano de uma escola particular do Distrito Federal, onde foi possível perceber o quanto é relevante a mediação da professora no processo de compreensão leitora de seus alunos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons