Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23306
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JorgeRenanMendesMarinho_tcc.pdf20,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma proposta de guia prático para a contação de histórias
Autor(es): Marinho, Jorge Renan Mendes
Orientador(es): Tenenblat, Nitza
Assunto: Contação de histórias
Arte de contar histórias
Contadores de histórias
Atores
Data de publicação: 6-Mar-2020
Referência: MARINHO, Jorge Renan Mendes. Uma proposta de guia prático para a contação de histórias. 2019. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma proposta de guia prático para a contação de histórias destinado especialmente aos contadores de histórias que desejam iniciar ou aprimorar sua prática. O trabalho está baseado em pesquisas teóricas e práticas do ator e contador de histórias brasiliense Jorge Marinho, membro da Coletiva Teatro (www.coletivateatro.unb.br). Primeiramente, são apresentadas as três instâncias norteadoras para a contação de histórias criadas no Projeto de Iniciação Científica “Instâncias norteadoras na contação de histórias de Jan Blake e a criação de Contos de Sal e Sortilégio” (MARINHO, 2018) – ou seja, os princípios, as estratégias e os dispositivos de contação; e em seguida, é sugerida uma metodologia de aproximação ao texto escrito para a contação de histórias, baseada em divisão de unidades do texto seguindo o método Stanislavski, criação de respectivas frases-chave e títulos, desenvolvimento de pesquisas referenciais e utilização da técnica de storyboarding. O guia contém 9 exercícios práticos, imagens do contador em performance, imagens e links para vídeosexemplo e demonstrações de exercícios aplicados, bem como perguntas instigadoras rumo a uma prática autônoma, criativa e consciente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2019.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons