Título: | A importância da parceria da família e da escola no processo de inclusão escolar |
Autor(es): | Costa, Marcelia Alvarenga |
Orientador(es): | Cupolillo, Mercedes Villa |
Assunto: | Educação inclusiva Lar e escola Educação especial Estudantes deficientes |
Data de apresentação: | Abr-2011 |
Data de publicação: | 6-Jan-2012 |
Referência: | COSTA, Marcelia Alvarenga. A importância da parceria da família e da escola no processo de inclusão escolar. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este estudo é fruto do interesse da minha relação, enquanto pedagoga, estabelecida na escola com alunos com necessidades educacionais especiais e seus familiares. A família, principal grupo social responsável pela formação e desenvolvimento do indivíduo, exerce forte influência positiva ou negativa no desenvolvimento e aprendizagem do educando, desencadeando aspectos propulsores ou inibidores em seu desenvolvimento. Desta forma a escola deve considerar os conhecimentos oriundos da vivência familiar, empregando-os como mediadores na construção dos conhecimentos acadêmicos, tornando-se aliada da família, uma vez que ambas almejam a aprendizagem e o desenvolvimento do educando. Sendo assim, conhecer e considerar as expectativas que a família tem em relação ao trabalho de inclusão que a escola realiza, é ponto fundamental para que o processo ensino e aprendizagem ocorra de forma efetiva, pois possibilitará uma relação de respeito e confiança da família com a escola, tornando estas duas instâncias parceiras no processo de inclusão escolar. O estudo teve como principal objetivo conhecer como se dá a parceria da escola e a da família no processo de inclusão escolar e envolveu familiares de alunos com NEE de uma escola pública municipal de Vitória/ES. A partir das informações construídas podemos dizer que o estreitamento na relação entre escola e família é fundamental para que se busque alternativas que favoreçam e estimulem de forma efetiva o processo de inclusão escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2328 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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