Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2328
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarceliaAlvarengaCosta.pdf527,83 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCupolillo, Mercedes Villa-
dc.contributor.authorCosta, Marcelia Alvarenga-
dc.identifier.citationCOSTA, Marcelia Alvarenga. A importância da parceria da família e da escola no processo de inclusão escolar. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste estudo é fruto do interesse da minha relação, enquanto pedagoga, estabelecida na escola com alunos com necessidades educacionais especiais e seus familiares. A família, principal grupo social responsável pela formação e desenvolvimento do indivíduo, exerce forte influência positiva ou negativa no desenvolvimento e aprendizagem do educando, desencadeando aspectos propulsores ou inibidores em seu desenvolvimento. Desta forma a escola deve considerar os conhecimentos oriundos da vivência familiar, empregando-os como mediadores na construção dos conhecimentos acadêmicos, tornando-se aliada da família, uma vez que ambas almejam a aprendizagem e o desenvolvimento do educando. Sendo assim, conhecer e considerar as expectativas que a família tem em relação ao trabalho de inclusão que a escola realiza, é ponto fundamental para que o processo ensino e aprendizagem ocorra de forma efetiva, pois possibilitará uma relação de respeito e confiança da família com a escola, tornando estas duas instâncias parceiras no processo de inclusão escolar. O estudo teve como principal objetivo conhecer como se dá a parceria da escola e a da família no processo de inclusão escolar e envolveu familiares de alunos com NEE de uma escola pública municipal de Vitória/ES. A partir das informações construídas podemos dizer que o estreitamento na relação entre escola e família é fundamental para que se busque alternativas que favoreçam e estimulem de forma efetiva o processo de inclusão escolar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordLar e escolaen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordEstudantes deficientesen
dc.titleA importância da parceria da família e da escola no processo de inclusão escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-06T16:22:01Z-
dc.date.available2012-01-06T16:22:01Z-
dc.date.issued2012-01-06T16:22:01Z-
dc.date.submitted2011-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2328-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons