Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23253
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LunaMorenaGomesDosSantos_tcc.pdf970,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Analisando e comparando métodos e técnicas de ensino de cursos de japonês que utilizam o livro Marugoto
Autor(es): Santos, Luna Morena Gomes dos
Orientador(es): Joko, Alice Tamie
Assunto: Língua japonesa - estudo e ensino
Livros didáticos - Marugoto - japonês
Língua estrangeira - aprendizagem
Data de apresentação: 30-Nov-2018
Data de publicação: 3-Mar-2020
Referência: SANTOS, Luna Morena Gomes dos. Analisando e comparando métodos e técnicas de ensino de cursos de japonês que utilizam o livro Marugoto. 2018. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Com o avanço da tecnologia, os materiais didáticos que foram usados há muito tempo vão ficando ultrapassados. Por isso, focar nas necessidades do aluno seja um bom caminho a se seguir. Utilizar metodologias propostas por materiais didáticos pode ser uma opção viável, porém para se alcançar resultados ainda melhores, a metodologia não deve ser baseada no conteúdo e sim no aluno. A língua é viva, e vai se modificando com os anos. Logo, novos materiais têm que ser inseridos no meio educacional para uma melhor adequação para alunos e professores. O Marugoto é um livro que o professor pode escolher seguir o curso utilizando concomitantemente os volumes Rikai e o Katsudoo ou pode usar cada um deles de forma independente. A presente pesquisa compara métodos e técnicas utilizadas por professores que atuam em dois cursos de língua japonesa que usam o Marugoto, um seguindo as propostas dos autores do livro e outro utilizando o livro como instrumento de apoio didático. Através das observações das aulas e da análise do Plano de Curso e do Plano de Aula, foi possível concluir que os métodos e as técnicas diferem quando os objetivos a alcançar dos cursos são distintos. Ficou evidente que o objetivo de dar o conteúdo do livro acabou condicionando estratégias de ensino, de um lado e de outro, a utilização do Marugoto como instrumento de apoio possibilitou a construção de um curso com maior participação e interação de alunos com o professor e com os colegas. A pesquisa mostrou que, sendo o aluno o fator principal busca pelo aprendizado, não se pode dar ao livro didático um papel mais importante que o propósito do curso, isto sim que norteia a prática pedagógica.
Abstract: With the advancement of technology, the teaching materials that have been used for a long time are getting outdated. Therefore, focusing on the needs of the student is a good way forward. Using methodologies proposed for teaching materials may be a viable option, but in order to achieve even better results, the methodology should not be based on content but rather on the student. The language is alive, and it is changing with the years. Therefore, new materials have to be inserted in the educational environment for a better suitability for students and teachers. The Marugoto is a book that the teacher can choose to follow the course using concomitantly Rikai and Katsudoo volumes or can use each of them independently. The present research compares methods and techniques used by teachers who work in two Japanese language courses that use Marugoto, one following the proposals of the authors of the book and another using the book as an instrument of didactic support. Through the observations of the classes and the analysis of the Course Plan and the Class Plan, it was possible to conclude that the methods and the techniques differ when the objectives to be reached of the courses are different. It was evident that the purpose of giving the content of the book ended up conditioning teaching strategies, on the one hand and the other, the use of Marugoto as a support tool made possible the construction of a course with greater participation and interaction of students with the teacher and with the friends. The research showed that, since the student is the main factor seeking learning, the textbook can not be given a more important role than the purpose of the course, rather it guides the pedagogical practice
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons