Título: | O papel de um curso de Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa numa instituição pública de ensino : estudo de caso |
Autor(es): | Ramos, Letícia Harumi Matsunaga |
Orientador(es): | Joko, Alice Tamie |
Assunto: | Língua japonesa - estudo e ensino Ensino superior Professores de japonês |
Data de apresentação: | 30-Nov-2018 |
Data de publicação: | 3-Mar-2020 |
Referência: | RAMOS, Letícia Harumi Matsunaga. O papel de um curso de Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa numa instituição pública de ensino: estudo de caso. 2018. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo registrar a trajetória de um curso de formação de professores de língua japonesa numa instituição de ensino superior e de analisar o impacto social por ele causado. Para tanto, foi escolhido o curso de Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa da Universidade de Brasilia, UnB, como estudo de caso. As fontes primárias foram depoimentos orais e documentos inscritos. Foram abordadas informações históricas do ensino da lingua japonesa no Brasil e em Brasilia, como uma forma de situar e compreender o contexto atual no que diz respeito ao uso da língua e ao seu ensino aos estudantes e professores de japonês da UnB. Justifica-se a escolha do tema o fato da necessidade de um documento de simples acesso que unifica a formação do curso numa instituição pública de ensino superior e parte do levantamento acadêmico publicado dos professores de japonês da UnB, abordando sobre aspectos culturais e históricos presentes no curso de Licenciatura da Língua Japonesa, o que pode ajudar a compreender um pouco mais sobre a influência que o curso pode trazer na sociedade. O resultado mostrou que ao longo dos anos a interação do curso possibilitou além do ensino do idioma japonês em diversos níveis de proficiência em Brasília, a importância da cultura no aprendizado, com aulas voltadas para a literatura e sociedade japonesa, com a exigência de professores qualificados que abordem diversos assuntos para a expansão do conhecimento dos alunos, auxiliando a promoção de diversos eventos relacionados com o Japão, ampliando a consciência da riqueza cultura japonesa para a Capital. |
Abstract: | The purpose of this study was to recover the history of a Japanese language teacher training course in a higher education institution and to analyze the social impact it caused. In order to do so, the undergraduate course in Japanese Language and Literature of the University of Brasilia, UnB, was chosen as a case study. Primary sources were oral testimonials and written documents. Historical information on the teaching of the Japanese language in Brazil and in Brasilia was used as a way to situate and understand the current context regarding the use of the language and its teaching to Japanese students and teachers of UnB. The choice of topic is justified by the need for a simple access document that unifies the course formation in a public institution of higher education and part of the published academic survey of Japanese teachers of UnB, talking about cultural and historical aspects present in the Japanese Language Baccalaureate course, which can help to understand a little more about the influence that the course can bring on society. The result showed that over the years the interaction of the course made possible not only the teaching of the Japanese language in different levels of proficiency in Brasilia, but also the importance of culture in learning, with classes focused on Japanese literature and society, with the requirement of qualified teachers which relate to various issues for the expansion of student knowledge, aiding the promotion of various events related to Japan, increasing the awareness of Japanese culture wealth to the Capital. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2018. |
Aparece na Coleção: | Letras - Japonês
|