Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23252
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LeticiaHarumiMatsunagaRamos_tcc.pdf922,4 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorJoko, Alice Tamie-
dc.contributor.authorRamos, Letícia Harumi Matsunaga-
dc.identifier.citationRAMOS, Letícia Harumi Matsunaga. O papel de um curso de Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa numa instituição pública de ensino: estudo de caso. 2018. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo registrar a trajetória de um curso de formação de professores de língua japonesa numa instituição de ensino superior e de analisar o impacto social por ele causado. Para tanto, foi escolhido o curso de Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa da Universidade de Brasilia, UnB, como estudo de caso. As fontes primárias foram depoimentos orais e documentos inscritos. Foram abordadas informações históricas do ensino da lingua japonesa no Brasil e em Brasilia, como uma forma de situar e compreender o contexto atual no que diz respeito ao uso da língua e ao seu ensino aos estudantes e professores de japonês da UnB. Justifica-se a escolha do tema o fato da necessidade de um documento de simples acesso que unifica a formação do curso numa instituição pública de ensino superior e parte do levantamento acadêmico publicado dos professores de japonês da UnB, abordando sobre aspectos culturais e históricos presentes no curso de Licenciatura da Língua Japonesa, o que pode ajudar a compreender um pouco mais sobre a influência que o curso pode trazer na sociedade. O resultado mostrou que ao longo dos anos a interação do curso possibilitou além do ensino do idioma japonês em diversos níveis de proficiência em Brasília, a importância da cultura no aprendizado, com aulas voltadas para a literatura e sociedade japonesa, com a exigência de professores qualificados que abordem diversos assuntos para a expansão do conhecimento dos alunos, auxiliando a promoção de diversos eventos relacionados com o Japão, ampliando a consciência da riqueza cultura japonesa para a Capital.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua japonesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordProfessores de japonêspt_BR
dc.titleO papel de um curso de Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa numa instituição pública de ensino : estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-03T14:34:59Z-
dc.date.available2020-03-03T14:34:59Z-
dc.date.submitted2018-11-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23252-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this study was to recover the history of a Japanese language teacher training course in a higher education institution and to analyze the social impact it caused. In order to do so, the undergraduate course in Japanese Language and Literature of the University of Brasilia, UnB, was chosen as a case study. Primary sources were oral testimonials and written documents. Historical information on the teaching of the Japanese language in Brazil and in Brasilia was used as a way to situate and understand the current context regarding the use of the language and its teaching to Japanese students and teachers of UnB. The choice of topic is justified by the need for a simple access document that unifies the course formation in a public institution of higher education and part of the published academic survey of Japanese teachers of UnB, talking about cultural and historical aspects present in the Japanese Language Baccalaureate course, which can help to understand a little more about the influence that the course can bring on society. The result showed that over the years the interaction of the course made possible not only the teaching of the Japanese language in different levels of proficiency in Brasilia, but also the importance of culture in learning, with classes focused on Japanese literature and society, with the requirement of qualified teachers which relate to various issues for the expansion of student knowledge, aiding the promotion of various events related to Japan, increasing the awareness of Japanese culture wealth to the Capital.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons