Título: | Análise dos recursos visuais do livro didático de japonês Marugoto |
Autor(es): | Alcantara, André Nogueira de |
Orientador(es): | Sekino, Kyoko |
Assunto: | Livros didáticos Semiótica Língua japonesa - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 30-Nov-2018 |
Data de publicação: | 3-Mar-2020 |
Referência: | ALCANTARA, André Nogueira de. Análise dos recursos visuais do livro didático de japonês Marugoto. 2018. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa analisa a influência do livro didático para o ensino de línguas estrangeiras, abordando os recursos por eles utilizados no sentido de dar vida ao texto, tendo em vista que tais recursos propiciam melhor percepção semiótica do leitor. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo geral analisar os recursos visuais do livro didático Marugoto, adotado para o ensino da língua japonesa. Para tanto, através de revisão bibliográfica sistemática, realizou-se um levantamento com base em material já elaborado, constituído principalmente de artigos e livros relacionados ao tema, buscando caracterizar a pluralidade de textos denominada multimodal, tendo como base fundamental, a Gramática Visual de Krees e van Leeuwen (2006), cujas imagens possuem relevância significativa na composição do livro didático, além das contribuições da pesquisa de Malzoni (2017), em que o autor analisa os elementos visuais, tais como imagens e ícones, da coleção de livros didáticos Marugoto, uma das coleções utilizadas no ensino de língua japonesa no Brasil. Os principais resultados verificam que à medida que o curso se aprofunda no ensino da língua, os textos adquirem maior relevância, enquanto as ilustrações se apresentam com dimensões menores. |
Abstract: | This work analyzes the influence of the didactic book for the teaching of foreign languages, approaching the resources used by them to give life to the text, considering that such resources provide a better semiotic perception of the reader. In this context, the research had as a general objective to analyze the visual resources of the Marugoto textbook, adopted for the teaching of the Japanese language. To do so, through a systematic literature review, a survey was carried out based on material already elaborated, consisting mainly of articles and books related to the theme, seeking to characterize the plurality of texts called multimodal, based on Krees Visual Grammar and van Leeuwen (2006), whose images have significant relevance in the composition of the textbook, in addition to the contributions of Malzoni's research (2017), in which the author analyzes the visual elements, such as images and icons, from the Marugoto textbook collection , one of the collections used in teaching Japanese in Brazil. The main results show that as the course deepens in language teaching, the texts become more relevant, while the illustrations are presented with smaller dimensions. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2018. |
Aparece na Coleção: | Letras - Japonês
|