Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2325
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EugeniaVirginiaPereira.pdf220,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A interação da família na escola e a contribuição para o processo de desenvolvimento do aluno
Autor(es): Pereira, Eugenia Virginia
Orientador(es): Cupolillo, Mercedes Villa
Assunto: Lar e escola
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: PEREIRA, Eugenia Virginia. A interação da família na escola e a contribuição para o processo de desenvolvimento do aluno. 2011. 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo pretendeu examinar como acontece a relação família e escola e buscou contribuir no desenvolvimento de novas reflexões e na busca de um novo olhar em direção as diversidades culturais trazidas pelos alunos e sua família para dentro da escola. Analisar qual é a participação da família dentro da escola e o que é feito por parte da instituição para aproximar e envolvê-la no processo educacional dos seus filhos. A expectativa principal é que a longo ou curto prazo, essa interação se torne hábito e dessa forma se fortaleça e se edifique nas instituições de ensino. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, entrevistas e questionários que facilitaram a obtenção de informações e verificação de como pensam os envolvidos e o grau de comprometimento na instituição de ensino. Através desta pesquisa foi possível perceber que essa relação ainda é bastante superficial, pois é necessário que ambas as partes se disponibilizem e se conscientizem realmente da necessidade de andarem juntas para o progresso dos alunos. Com isso, acreditamos que aprendizagem tenda a acontecer, não só para os alunos, mas para os envolvidos no processo educativo. Além disso, o desenvolvimento da autoestima, do respeito às diferenças e da valorização do outro é o que se espera para todos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2325
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons