Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cupolillo, Mercedes Villa | - |
dc.contributor.author | Pereira, Eugenia Virginia | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Eugenia Virginia. A interação da família na escola e a contribuição para o processo de desenvolvimento do aluno. 2011. 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo pretendeu examinar como acontece a relação família e escola e buscou contribuir no desenvolvimento de novas reflexões e na busca de um novo olhar em direção as diversidades culturais trazidas pelos alunos e sua família para dentro da escola. Analisar qual é a participação da família dentro da escola e o que é feito por parte da instituição para aproximar e envolvê-la no processo educacional dos seus filhos. A expectativa principal é que a longo ou curto prazo, essa interação se torne hábito e dessa forma se fortaleça e se edifique nas instituições de ensino. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, entrevistas e questionários que facilitaram a obtenção de informações e verificação de como pensam os envolvidos e o grau de comprometimento na instituição de ensino. Através desta pesquisa foi possível perceber que essa relação ainda é bastante superficial, pois é necessário que ambas as partes se disponibilizem e se conscientizem realmente da necessidade de andarem juntas para o progresso dos alunos. Com isso, acreditamos que aprendizagem tenda a acontecer, não só para os alunos, mas para os envolvidos no processo educativo. Além disso, o desenvolvimento da autoestima, do respeito às diferenças e da valorização do outro é o que se espera para todos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Lar e escola | en |
dc.title | A interação da família na escola e a contribuição para o processo de desenvolvimento do aluno | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-06T15:50:32Z | - |
dc.date.available | 2012-01-06T15:50:32Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-06T15:50:32Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2325 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2325 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|