Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2325
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EugeniaVirginiaPereira.pdf220,65 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCupolillo, Mercedes Villa-
dc.contributor.authorPereira, Eugenia Virginia-
dc.identifier.citationPEREIRA, Eugenia Virginia. A interação da família na escola e a contribuição para o processo de desenvolvimento do aluno. 2011. 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente estudo pretendeu examinar como acontece a relação família e escola e buscou contribuir no desenvolvimento de novas reflexões e na busca de um novo olhar em direção as diversidades culturais trazidas pelos alunos e sua família para dentro da escola. Analisar qual é a participação da família dentro da escola e o que é feito por parte da instituição para aproximar e envolvê-la no processo educacional dos seus filhos. A expectativa principal é que a longo ou curto prazo, essa interação se torne hábito e dessa forma se fortaleça e se edifique nas instituições de ensino. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, entrevistas e questionários que facilitaram a obtenção de informações e verificação de como pensam os envolvidos e o grau de comprometimento na instituição de ensino. Através desta pesquisa foi possível perceber que essa relação ainda é bastante superficial, pois é necessário que ambas as partes se disponibilizem e se conscientizem realmente da necessidade de andarem juntas para o progresso dos alunos. Com isso, acreditamos que aprendizagem tenda a acontecer, não só para os alunos, mas para os envolvidos no processo educativo. Além disso, o desenvolvimento da autoestima, do respeito às diferenças e da valorização do outro é o que se espera para todos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLar e escolaen
dc.titleA interação da família na escola e a contribuição para o processo de desenvolvimento do alunoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-06T15:50:32Z-
dc.date.available2012-01-06T15:50:32Z-
dc.date.issued2012-01-06T15:50:32Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2325-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2325pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons