Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23229
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ArturCardosoCarvalhoSantana.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre o público e o privado : as empresas estatais em face da lei anticorrupção
Autor(es): Santana, Artur Cardoso Carvalho
Orientador(es): Carvalho Neto, Tarcísio Vieira de
Assunto: Corrupção
Lei Anticorrupção
Sanções administrativas
Administração pública - sanções administrativas
Empresas públicas
Data de apresentação: 30-Nov-2015
Data de publicação: 2-Mar-2020
Referência: SANTANA, Artur Cardoso Carvalho. Entre o público e o privado: as empresas estatais em face da lei anticorrupção. 2015. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho apresenta como escopo a análise da novel Lei n.º 12.846, de 1º de agosto de 2013, também conhecida como Lei Anticorrupção, e sua aplicabilidade no âmbito das sociedades de economia mista e empresas públicas. Em síntese, trata tal diploma legislativo da responsabilização civil e administrativa de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a Administração Pública, nacional ou estrangeira. Como consequência normativa à prática de corrupção por pessoas jurídicas, estabelece a lei uma série de sanções de cunho administrativo e civil, que, em tese, poderiam ser impostas aos entes empresariais criados pelo Estado. Nessa toada, apresenta-se um aparente conflito entre o interesse público por trás da criação de empresas estatais e o bem jurídico tutelado pela Lei Anticorrupção, ou seja, a integridade da própria Administração. Ao fim do trabalho, demonstra-se que a imposição de sanções às entidades empresariais da Administração Indireta resultaria em um inaceitável sacrifício do interesse público envolvidos na questão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2015.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons