Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23224
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucasPinheirodeMedeiros.pdf312,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de sensibilidade nos fundos de pensão : simulação para hipóteses biométricas
Autor(es): Medeiros, Lucas Pinheiro
Orientador(es): Garcia, Reinaldo Crispiniano
Assunto: Fundos de pensão
Previdência social privada
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 2-Mar-2020
Referência: MEDEIROS, Lucas Pinheiro. Análise de sensibilidade nos fundos de pensão: simulação para hipóteses biométricas. 2015. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: No presente trabalho será analisada a sensibilidade do passivo previdenciário para um plano de benefícios administrado por uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, comumente denominada Fundo de Pensão, frente aos riscos biométricos. Em linhas específicas, a sensibilidade da hipótese de mortalidade geral será testada a partir da projeção das reservas matemáticas e da respectiva conversão desse montante em benefícios de aposentadoria e de reversão em pensão, de modo a possibilitar uma avaliação da adequação desses parâmetros e de sua relevância para a apuração das obrigações de um plano de benefícios.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons