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Título: Os contos de fadas e a liberdade do ensino : pela pedagogia da autonomia de Paulo Freire em torno da literatura e das histórias infantis
Autor(es): Menêzes, Thaynnã Souza de
Orientador(es): Resende, Luciana Barreto Machado
Assunto: Freire, Paulo, 1921-1997
Autonomia - educação
Educação
Contos de fadas
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 19-Fev-2020
Referência: MENÊZES, Thaynnã Souza de. Os contos de fadas e a liberdade do ensino: pela pedagogia da autonomia de Paulo Freire em torno da literatura e das histórias infantis. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Paulo Freire, patrono da educação Brasileira, apresenta um modelo de ensino voltado à formação ética dos estudantes, respeitando sua personalidade e autonomia. Partindo dos pressupostos da Pedagogia da Autonomia, a presente monografia norteia a educação brasileira desde seu princípio no período colonial até a criação da BNCC, em 2017, focando no ensino da literatura de ensino médio nas escolas brasileiras e na criticidade do significado de erudição, por uma educação sem preconceitos de gêneros artísticos. Entende-se a literatura, de modo geral, aqui, como forma de alcançar um ensino que permita o senso crítico dos alunos, promover a cidadania ativa, a produção artística consciente, além da ressignificação da cultura presente na infância, como os contos de fadas, pelo recurso da sátira. Como exemplo, foi utilizado o livro Anastácia e Bonifácia, de Flavio de Souza, que ironiza a história de Cinderella e desconstrói o maniqueísmo e romantismo latentes tanto no conto de fadas quanto na sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.
Aparece na Coleção:Letras - Português



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