Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23187
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThaynnaSouzaDeMenezes_tcc.pdf601,59 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorResende, Luciana Barreto Machado-
dc.contributor.authorMenêzes, Thaynnã Souza de-
dc.identifier.citationMENÊZES, Thaynnã Souza de. Os contos de fadas e a liberdade do ensino: pela pedagogia da autonomia de Paulo Freire em torno da literatura e das histórias infantis. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractPaulo Freire, patrono da educação Brasileira, apresenta um modelo de ensino voltado à formação ética dos estudantes, respeitando sua personalidade e autonomia. Partindo dos pressupostos da Pedagogia da Autonomia, a presente monografia norteia a educação brasileira desde seu princípio no período colonial até a criação da BNCC, em 2017, focando no ensino da literatura de ensino médio nas escolas brasileiras e na criticidade do significado de erudição, por uma educação sem preconceitos de gêneros artísticos. Entende-se a literatura, de modo geral, aqui, como forma de alcançar um ensino que permita o senso crítico dos alunos, promover a cidadania ativa, a produção artística consciente, além da ressignificação da cultura presente na infância, como os contos de fadas, pelo recurso da sátira. Como exemplo, foi utilizado o livro Anastácia e Bonifácia, de Flavio de Souza, que ironiza a história de Cinderella e desconstrói o maniqueísmo e romantismo latentes tanto no conto de fadas quanto na sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subject.keywordAutonomia - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordContos de fadaspt_BR
dc.titleOs contos de fadas e a liberdade do ensino : pela pedagogia da autonomia de Paulo Freire em torno da literatura e das histórias infantispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-19T11:44:16Z-
dc.date.available2020-02-19T11:44:16Z-
dc.date.submitted2019-07-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23187-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons