Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/23184
Título: | A dimensão educativa no Serviço Social : uma análise a partir do exercício profissional |
Autor(es): | Pinelli, Laís Vieira |
Orientador(es): | Guiraldelli, Reginaldo |
Assunto: | Serviço social Projeto Ético-politico (Serviço Social) Assistentes sociais - prática profissional |
Data de apresentação: | 6-Jul-2017 |
Data de publicação: | 19-Fev-2020 |
Referência: | PINELLI, Laís Vieira. A dimensão educativa no Serviço Social: uma análise a partir do exercício profissional. 2017. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso, “A Dimensão Educativa no Serviço Social: Uma análise a partir do Exercício Profissional”, tem como objetivo investigar se há e como se concretiza a Dimensão Educativa no Serviço Social, e como ela se relaciona com as dimensões teórica-metodológica, técnica-operativa e ética-política, a partir do exercício profissional do Assistente Social. Procurou-se trazer contribuições da Educação a partir de uma ótica materialista-dialética, articulada a concepção do trabalho enquanto categoria fundante do ser social, para identificar a potencialidade da Educação no processo de reprodução “espiritual” das relações sociais, tanto ao que se refere a sua perpetuação quanto a sua ruptura. A partir disso, buscou-se identificar de qual forma a Educação e Serviço Social se inter-relacionam historicamente considerando as particularidades do Serviço Social enquanto profissão assalariada e inserida no contexto de produção e reprodução das relações capitalistas. Para o desenvolvimento da pesquisa os procedimentos metodológicos embasaram-se no materialismo histórico-dialético, a partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, tendo como aporte técnico/instrumental de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e revisão de literatura. Realizou-se três entrevistas, com duas Assistentes Sociais inseridas no Sistema Único de Saúde e uma Assistente Social que trabalha com coleta, desenvolvimento e sistematização de dados em um órgão estatal. Os resultados demonstraram que as Assistentes Sociais identificam a Dimensão Educativa no seu exercício profissional como capacidade do Assistente Social de suscitar reflexões nos usuários e demais indivíduos envolvidos no seu exercício profissional. Procurou-se também, a partir dos dados, delinear os limites e possibilidades da Dimensão Educativa, considerando o Projeto Ético-Político da profissão na defesa de um novo modelo de sociedade. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Serviço Social, 2017. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons