Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Guiraldelli, Reginaldo | - |
dc.contributor.author | Pinelli, Laís Vieira | - |
dc.identifier.citation | PINELLI, Laís Vieira. A dimensão educativa no Serviço Social: uma análise a partir do exercício profissional. 2017. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Serviço Social, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso, “A Dimensão Educativa no Serviço Social: Uma análise a partir do Exercício Profissional”, tem como objetivo investigar se há e como se concretiza a Dimensão Educativa no Serviço Social, e como ela se relaciona com as dimensões teórica-metodológica, técnica-operativa e ética-política, a partir do exercício profissional do Assistente Social. Procurou-se trazer contribuições da Educação a partir de uma ótica materialista-dialética, articulada a concepção do trabalho enquanto categoria fundante do ser social, para identificar a potencialidade da Educação no processo de reprodução “espiritual” das relações sociais, tanto ao que se refere a sua perpetuação quanto a sua ruptura. A partir disso, buscou-se identificar de qual forma a Educação e Serviço Social se inter-relacionam historicamente considerando as particularidades do Serviço Social enquanto profissão assalariada e inserida no contexto de produção e reprodução das relações capitalistas. Para o desenvolvimento da pesquisa os procedimentos metodológicos embasaram-se no materialismo histórico-dialético, a partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, tendo como aporte técnico/instrumental de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e revisão de literatura. Realizou-se três entrevistas, com duas Assistentes Sociais inseridas no Sistema Único de Saúde e uma Assistente Social que trabalha com coleta, desenvolvimento e sistematização de dados em um órgão estatal. Os resultados demonstraram que as Assistentes Sociais identificam a Dimensão Educativa no seu exercício profissional como capacidade do Assistente Social de suscitar reflexões nos usuários e demais indivíduos envolvidos no seu exercício profissional. Procurou-se também, a partir dos dados, delinear os limites e possibilidades da Dimensão Educativa, considerando o Projeto Ético-Político da profissão na defesa de um novo modelo de sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto Ético-politico (Serviço Social) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistentes sociais - prática profissional | pt_BR |
dc.title | A dimensão educativa no Serviço Social : uma análise a partir do exercício profissional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-19T11:19:43Z | - |
dc.date.available | 2020-02-19T11:19:43Z | - |
dc.date.submitted | 2017-07-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/23184 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|