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dc.contributor.advisorGuiraldelli, Reginaldo-
dc.contributor.authorPinelli, Laís Vieira-
dc.identifier.citationPINELLI, Laís Vieira. A dimensão educativa no Serviço Social: uma análise a partir do exercício profissional. 2017. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Serviço Social, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso, “A Dimensão Educativa no Serviço Social: Uma análise a partir do Exercício Profissional”, tem como objetivo investigar se há e como se concretiza a Dimensão Educativa no Serviço Social, e como ela se relaciona com as dimensões teórica-metodológica, técnica-operativa e ética-política, a partir do exercício profissional do Assistente Social. Procurou-se trazer contribuições da Educação a partir de uma ótica materialista-dialética, articulada a concepção do trabalho enquanto categoria fundante do ser social, para identificar a potencialidade da Educação no processo de reprodução “espiritual” das relações sociais, tanto ao que se refere a sua perpetuação quanto a sua ruptura. A partir disso, buscou-se identificar de qual forma a Educação e Serviço Social se inter-relacionam historicamente considerando as particularidades do Serviço Social enquanto profissão assalariada e inserida no contexto de produção e reprodução das relações capitalistas. Para o desenvolvimento da pesquisa os procedimentos metodológicos embasaram-se no materialismo histórico-dialético, a partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, tendo como aporte técnico/instrumental de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e revisão de literatura. Realizou-se três entrevistas, com duas Assistentes Sociais inseridas no Sistema Único de Saúde e uma Assistente Social que trabalha com coleta, desenvolvimento e sistematização de dados em um órgão estatal. Os resultados demonstraram que as Assistentes Sociais identificam a Dimensão Educativa no seu exercício profissional como capacidade do Assistente Social de suscitar reflexões nos usuários e demais indivíduos envolvidos no seu exercício profissional. Procurou-se também, a partir dos dados, delinear os limites e possibilidades da Dimensão Educativa, considerando o Projeto Ético-Político da profissão na defesa de um novo modelo de sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordServiço socialpt_BR
dc.subject.keywordProjeto Ético-politico (Serviço Social)pt_BR
dc.subject.keywordAssistentes sociais - prática profissionalpt_BR
dc.titleA dimensão educativa no Serviço Social : uma análise a partir do exercício profissionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-19T11:19:43Z-
dc.date.available2020-02-19T11:19:43Z-
dc.date.submitted2017-07-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23184-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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