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Título: A inclusão do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Gomes, Cristine Aparecida de Paiva
Orientador(es): Santos, Fernanda do Carmo Gonçalves dos
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Inclusão escolar
Educação especial
Ensino fundamental
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: GOMES, Cristine Aparecida de Paiva. A inclusão do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. ix, 74 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O tema A inclusão do Aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade nas Séries Iniciais do Ensino Fundamento foi escolhido em razão da percepção de uma necessidade de compreensão do aluno com esse tipo de transtorno, bem como um melhor desenvolvimento quanto aos aspectos pedagógicos com vista à inclusão escolar. O objetivo desse estudo foi investigar os fatores que promovem a inclusão de três alunos com Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade na sala de aula do ensino regular em uma escola pública do Distrito Federal. A metodologia pela qual esta pesquisa se desenvolveu foi de caráter qualitativo. A investigação aconteceu numa instituição pública de ensino de Santa Maria - DF que atende crianças desde a Educação Infantil até o 5° ano do ensino fundamental e participaram nesta pesquisa três pais de alunos com TDAH; quatro professores que atuam com esses alunos, o professor da equipe de apoio psicopedagógico e três alunos com o transtorno. Foi utilizado como instrumento o questionário. Nos resultados foi constatado que o professor em sala de aula reconhece as particularidades e necessidades dos alunos com TDAH no processo de ensino aprendizagem quanto às estratégias de ensino. A maioria dos professores relata utilizar, em sala de aula, estratégias de ensino diferenciadas como rotina de acordo com as disciplinas que irão estudar e atividades flexíveis para o aluno com TDAH, porém um professor relata não haver tempo para estratégias diferenciadas de ensino. Os professores percebem a necessidade de uma avaliação diferenciada, levando em consideração suas limitações e observando o seu desenvolvimento, com exceção de uma professora que percebe que seu aluno com TDAH não necessita de uma avaliação diferenciada, relatando que necessita apenas de desenvolver a concentração e o controle corporal. Sobre a necessidade de um currículo diferenciado dois professores relatam ser necessário nas habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, porém duas professoras afirmam não haver essa necessidade. A professora da equipe de apoio psciopedagógico orienta que adaptação também deve ser feita no ambiente da sala de aula, bem como na agenda, rotina e combinados. A equipe pedagógica possui um projeto de adequação curricular para os alunos com TDAH e envolve a elaboração da própria adequação, o atendimento ao aluno, grupos de vivência, porém ainda não foi implementado. Há uma parceria entre a escola e a família e essa se dá por meio da comunicação, visita à escola, visita a casa do aluno, participação de reuniões e eventos promovidos pela escola. Os alunos com TDAH demonstram gostar da sala de aula, dos colegas e da professora, sendo que as atividades que mais gostam envolvem brincadeiras, jogos, desenhos e pinturas, e o que menos gostam envolve atividades de leitura e interpretação quando há textos extensos. Os alunos percebem a necessidade de aula de informática, mais uma professora em sala para auxiliá-lo e livros legais. Os resultados indicam a importância de aprofundar e oferecer subsídios para as propostas de estratégias pedagógicas que promovam a aprendizagem dos alunos com TDAH no contexto escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



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