Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2311
Título: | Inclusão do aluno com baixa visão em uma classe de educação bilíngüe |
Autor(es): | Pereira, Ira de Fatima Marçal Soares |
Orientador(es): | Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel |
Assunto: | Deficientes visuais - educação Educação especial Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 30-Abr-2011 |
Data de publicação: | 6-Jan-2012 |
Referência: | PEREIRA, Ira de Fatima Marçal Soares. Inclusão do aluno com baixa visão em uma classe de educação bilíngüe. 2011. 52 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo conhecer o processo de inclusão de um aluno com baixa visão em uma classe de educação bilíngue. Participaram desse estudo cinco professores, sendo quatro do ensino regular e um do atendimento especializado em Deficiência Auditiva, bem como um aluno com baixa visão. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública de ensino fundamental séries finais e médio situada na cidade de Santa Maria. O instrumento utilizado no processo de coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário especifico para cada um dos seis participantes. Os resultados demonstram que a efetivação do processo de ensino aprendizagem do aluno com baixa visão em turma inclusiva bilíngue se insere de maneira positiva, pois há uma facilidade quanto a redução do número de alunos e também de maior acompanhamento do atendimento pedagógico. Constatou-se também que os docentes declaram não estar preparados para atender os alunos com baixa visão, mas demonstram forte aceitação pelo processo inclusivo e vontade de se adequar a ele. Os dados demonstram que a maioria dos docentes possui formação adequada para o exercício das suas funções, porém não realizaram nenhum curso voltado especificamente para o atendimento educacional ao aluno com baixa visão. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2311 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons