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dc.contributor.advisorCader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel-
dc.contributor.authorPereira, Ira de Fatima Marçal Soares-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ira de Fatima Marçal Soares. Inclusão do aluno com baixa visão em uma classe de educação bilíngüe. 2011. 52 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo conhecer o processo de inclusão de um aluno com baixa visão em uma classe de educação bilíngue. Participaram desse estudo cinco professores, sendo quatro do ensino regular e um do atendimento especializado em Deficiência Auditiva, bem como um aluno com baixa visão. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública de ensino fundamental séries finais e médio situada na cidade de Santa Maria. O instrumento utilizado no processo de coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário especifico para cada um dos seis participantes. Os resultados demonstram que a efetivação do processo de ensino aprendizagem do aluno com baixa visão em turma inclusiva bilíngue se insere de maneira positiva, pois há uma facilidade quanto a redução do número de alunos e também de maior acompanhamento do atendimento pedagógico. Constatou-se também que os docentes declaram não estar preparados para atender os alunos com baixa visão, mas demonstram forte aceitação pelo processo inclusivo e vontade de se adequar a ele. Os dados demonstram que a maioria dos docentes possui formação adequada para o exercício das suas funções, porém não realizaram nenhum curso voltado especificamente para o atendimento educacional ao aluno com baixa visão.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDeficientes visuais - educaçãoen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.titleInclusão do aluno com baixa visão em uma classe de educação bilíngüeen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-06T12:01:52Z-
dc.date.available2012-01-06T12:01:52Z-
dc.date.issued2012-01-06T12:01:52Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2311-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2311pt_BR
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