Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel | - |
dc.contributor.author | Pereira, Ira de Fatima Marçal Soares | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Ira de Fatima Marçal Soares. Inclusão do aluno com baixa visão em uma classe de educação bilíngüe. 2011. 52 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo conhecer o processo de inclusão de um aluno com baixa visão em uma classe de educação bilíngue. Participaram desse estudo cinco professores, sendo quatro do ensino regular e um do atendimento especializado em Deficiência Auditiva, bem como um aluno com baixa visão. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública de ensino fundamental séries finais e médio situada na cidade de Santa Maria. O instrumento utilizado no processo de coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário especifico para cada um dos seis participantes. Os resultados demonstram que a efetivação do processo de ensino aprendizagem do aluno com baixa visão em turma inclusiva bilíngue se insere de maneira positiva, pois há uma facilidade quanto a redução do número de alunos e também de maior acompanhamento do atendimento pedagógico. Constatou-se também que os docentes declaram não estar preparados para atender os alunos com baixa visão, mas demonstram forte aceitação pelo processo inclusivo e vontade de se adequar a ele. Os dados demonstram que a maioria dos docentes possui formação adequada para o exercício das suas funções, porém não realizaram nenhum curso voltado especificamente para o atendimento educacional ao aluno com baixa visão. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Deficientes visuais - educação | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.title | Inclusão do aluno com baixa visão em uma classe de educação bilíngüe | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-06T12:01:52Z | - |
dc.date.available | 2012-01-06T12:01:52Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-06T12:01:52Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2311 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2311 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|