Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23109
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VitorPortoBrixi_tcc.pdf1,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aposentadoria de sócios de empresas no Brasil : proposta de cálculo por cenários de remuneração
Autor(es): Brixi, Vítor Porto
Orientador(es): Oliveira, Edgard Costa
Assunto: Aposentadoria
Empresas
Empresários
Previdência social
Contribuição previdenciária
Previdência social privada
Data de apresentação: 14-Fev-2019
Data de publicação: 11-Fev-2020
Referência: BRIXI, Vítor Porto. Aposentadoria de sócios de empresas no Brasil: proposta de cálculo por cenários de remuneração. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O planejamento para aposentadoria é tema importante para todo indivíduo ativo e que vai iniciar a vida profissional. Empresários e sócios não são temas recorrentes de estudos deste tipo por, muitas vezes, acreditarem que o empresário tem tantos bens que não é preciso ter essa preocupação, o que não é verdade. O objetivo deste estudo é analisar e comparar as diversas formas de remuneração de sócios de empresas no Brasil com ênfase em suas aposentadorias. Definindo um contexto e cenários de remuneração, definiram-se perfis diferentes de sócios e foram elaboradas comparações para a escolha da melhor opção de remuneração. A conclusão foi de que, para a maioria dos casos, é melhor contribuir com o mínimo para o INSS e investir, por conta própria, o valor equivalente para se obter o teto de contribuição do INSS.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons