Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23057
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NicolasOliveiraBoarin_tcc.pdf2,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de um jogo para controle do transtorno de ansiedade social no ambiente universitário
Autor(es): Boarin, Nicolas Oliveira
Orientador(es): Silva, Wander Cleber Maria Pereira da
Assunto: Transtorno de ansiedade
Jogos digitais
Estudantes universitários - ansiedade
Gamificação
Data de apresentação: 13-Dez-2018
Data de publicação: 30-Jan-2020
Referência: BOARIN, Nicolas Oliveira. Desenvolvimento de um jogo para controle do transtorno de ansiedade social no ambiente universitário. 2018. 97 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A saúde mental de estudantes universitários é um tema que já vem sendo estudado pelos meios acadêmico por muito tempo. A transição da adolescência para a vida adulta é um período sensível na vida de um indivíduo e é importante durante este período encontrar meios de controlar tais distúrbios, uma vez que tais distúrbios geram grandes implicações em seu rendimento escolar e até em seus relacionamentos. A proposta deste trabalho é a criação de um jogo de tabuleiro que utiliza princípios tanto da psicologia, para controlar distúrbios relacionados a ansiedade social, como da gamificação, para manter o engajamento dos jogadores. O objetivo principal de tal proposta é a de disponibilizar aos estudantes universitários um meio lúdico, no qual eles serão capazes de controlar seus transtornos de ansiedade social, assim evitando complicações futuras relacionadas a tais problemas.
Abstract: The mental health of university students is a subject that has been studied by the Academy for a long time. The transition from adolescence to adulthood is a sensitive period in an individual’s life and it is important during this period to find ways to control such disorders, since such disturbances have great implications on their school performance and even their relationships. The purpose of this work is to create a board game that uses principles of both psychology, to control disorders related to social anxiety, and gamification, to maintain player engagement. The main objective of this proposal is to provide university students with a playful way in which they will be able to control their social anxiety disorders, thus avoiding future complications related to such problems.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia de Software, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons