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Título: Representações sociais de alunos da educação de jovens e adultos sobre avaliação
Autor(es): Sousa, Fabiana Leonardi de
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Representações sociais
Aprendizagem - avaliação
Estudantes
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 18-Jul-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: SOUSA, Fabiana Leonardi de. Representações sociais de alunos da educação de jovens e adultos sobre avaliação. 2011. [75] f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa investiga as representações sociais de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre a avaliação. Objetiva verificar se estes estudantes possuem representações sociais sobre a avaliação; identificar as representações; e averiguar se estas se refletem no comportamento destes alunos em períodos avaliativos. Para a sua realização, utilizou-se os métodos descritivo e exploratório. Participaram da pesquisa os estudantes da quarta etapa do primeiro segmento da EJA – correspondente ao quinto ano do Ensino Fundamental - e a professora de Português e Matemática desta mesma turma de uma escola da rede pública do Distrito Federal. A pesquisa fundamenta-se num arcabouço teórico que abarca a Teoria das Representações Sociais e a avaliação. Na análise dos dados levantados foi possível constatar que o mesmo grupo de alunos possui representações sociais sobre a avaliação; e conseguiu-se identificá-las em torno das funções da avaliação e da interferência desta no desempenho escolar. Além disso, pôde-se perceber que o comportamento destes diante da avaliação pode variar de acordo com as representações sociais que possuem sobre a mesma. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research investigates the social representations of students from EJA (Young adults and Adults Teaching) on assessment. It aims at verifying if these students have social representations of the evaluation, identifying the representations, and determining whether these are reflected in the behavior of students in evaluation periods. In order to accomplish it, we used descriptive and exploratory methods. Students of the fourth grade from the first segment of EJA participated in the study - corresponding to the fifth year of elementary school – and also the teacher of Portuguese and Mathematics of the same class in a public school in Distrito Federal. The research is based on a theoretical framework that embraces the Social Representation Theory and evaluation. In the analysis of collected data it was possible to see that the same group of students has social representations about assessment, and it was possible to identify them around the functions of evaluation and its interference in the school performance. In addition, it was realized that their behavior before the evaluation may vary according to the social representations they have that are on it.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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